Trump e Kim Jong-un se preparam para reunião histórica em Singapura
Objetivo do encontro é tratar a desnuclearização das armas da Coreia do Norte e diminuir as sanções sobre o país
atualizado
Compartilhar notícia
A cúpula entre o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, e o ditador norte-coreano Kim Jong-un está marcada para as 22h (horário de Brasília) desta segunda-feira (11/6). O objetivo do encontro é tratar a desnuclearização das armas da Coreia do Norte e diminuir as sanções sobre o país. O espaço aéreo do local onde os dois líderes se reúnem teve esquema de segurança reforçado, e a entrada por terra de pessoal não autorizado foi bloqueada.
O professor da Universidade Georgetown e autor do livro The Logic of American Nuclear Strategy (A Lógica da Estratégia Nuclear Americana), Matthew Kroenig, disse estar pessimista quanto ao resultado final do processo.
Conforme explicou Matthew Kroenig, para se obter a paz entre os países, “além do acordo de paz, os Estados Unidos têm de estar dispostos a oferecer garantias de segurança, benefícios econômicos e alívio de sanções. Algumas dessas coisas podem ser implementadas logo, mas outras virão mais tarde”.
Segundo o professor, “um acordo capaz de acabar com a Guerra da Coreia pode ser entregue logo. Algumas das outras coisas, como garantias de segurança, só podem vir depois de a Coreia do Norte abandonar totalmente as armas nucleares”.
Provas de negociação e eficiência
Autor do livro Arte da Negociação, Donald Trump dará ao mundo uma prova prática de sua eficiência sobre o tema, ao se encontrar com Kim Jong-un. Há 19 anos ele espera “negociar feito louco” com o líder norte-coreano.
O ex-chefe da CIA, hoje chanceler Pompeo, foi o encarregado da preparação de Trump para a cúpula, já considerada histórica.
É a oportunidade também para o norte-americano mostrar que é um estadista, após brigar até com aliados desde sua posse. O adversário, Kim Jong-un, tem o mesmo estilo solitário, pavio curto e dominador. Vitória, para ele, será o fim das sanções americanas. (Com informações das agências Estado e Brasil)