Trump é intimado a depor ao Congresso por invasão do Capitólio
Além de esclarecimentos, o comitê bipartidário pediu ao ex-presidente que entregue uma série de documentos referentes ao ocorrido
atualizado
Compartilhar notícia
O comitê bipartidário da Câmara (Democratas e Republicanos) dos Estados Unidos emitiu, nesta sexta-feira (21/10), uma intimação para que o ex-presidente Donald Trump deponha ao colegiado até dia 14 de novembro.
O comitê, que investiga a invasão do Capitólio por apoiadores de Trump em 6 de janeiro do ano passado, quer que o republicano esclareça uma série de questões e ainda pede a ele inúmeros documentos referentes ao episódio.
Na semana passada, o grupo votou uma moção para intimar o ex-presidente a prestar esclarecimentos sobre o ataque ao Congresso. A decisão de hoje oficializa a medida.
De acordo com informações já veiculadas na imprensa internacional, o comitê não quis encerrar os trabalhos sem uma oitiva com Donald Trump, sendo ele o personagem central da “insurreição” de janeiro do ano passado.
Steve Bannon
Ainda nesta sexta-feira, a Justiça americana condenou o ex-estrategista político de Trump, Steve Bannon, a quatro meses de prisão e uma multa de US$ 6,5 mil por desacato ao Congresso.
Bannon foi condenado em julho, por se recusar a entregar documentos e a depor à comissão. Seu caso abre precedente para que os episódios relacionados ao Capitólio sofram retaliações semelhantes ou mais severas. Ou seja, se Trump se recusar a cumprir o pedido do Congresso, o mesmo pode ocorrer com ele.