Trump divulga estratégia de segurança nacional com foco na economia
Presidente classifica China e Rússia de potências rivais e promete proteger o território americano, promovendo prosperidade e paz
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente americano, Donald Trump, apresentou nesta segunda-feira (18/12) sua Estratégia de Segurança Nacional (NSS) – documento-chave que passa em revista os desafios impostos aos Estados Unidos – com foco na economia. Em discurso na Casa Branca, Trump disse ter convicção de que a competitividade econômica é um tema de segurança nacional e classificou China e Rússia de “potências rivais”.
Mesmo antes do discurso de Trump, Pequim disse esperar que o mesmo “contribua para melhorar a confiança mútua entre China e Estados Unidos”. Muitos elementos provam que as relações econômicas entre ambos os países são “mutuamente benéficas”, destacou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying.
Além da concentração na economia, a abordagem de Trump se diferencia das anteriores – tanto de democratas quanto de republicanos – na questão de segurança interna e do controle das fronteiras.O documento identificou quatro prioridades vitais: proteger o território americano, promover a prosperidade americana, preservar a paz pelo uso da força e fazer avançar a influência americana.
No final de setembro, em um discurso de violência incomum no contexto da Assembleia Geral da ONU, Trump insistiu na questão da “soberania” da América, pondo em xeque – ainda que parcialmente – o sistema multilateral tal como existe hoje.
A última NSS foi publicada em fevereiro de 2015. Na ocasião, Barack Obama advertiu longamente contra a tentação de decisões prematuras na gestão de crises internacionais.
No discurso Trump ainda disse não ter escolha a não ser cuidar da ameaça nuclear da Coreia do Norte e exaltou a parceria de inteligência com a Rússia que impediu um atentado em São Petersburgo que poderia ter deixado “milhares de vítimas”.