metropoles.com

Trump divulga estratégia de segurança nacional com foco na economia

Presidente classifica China e Rússia de potências rivais e promete proteger o território americano, promovendo prosperidade e paz

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
KASTER/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Donald Trump FAZ PRONUNCIAMENTO SOBRE MASSACRE
1 de 1 Donald Trump FAZ PRONUNCIAMENTO SOBRE MASSACRE - Foto: KASTER/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente americano, Donald Trump, apresentou nesta segunda-feira (18/12) sua Estratégia de Segurança Nacional (NSS) – documento-chave que passa em revista os desafios impostos aos Estados Unidos – com foco na economia. Em discurso na Casa Branca, Trump disse ter convicção de que a competitividade econômica é um tema de segurança nacional e classificou China e Rússia de “potências rivais”.

Mesmo antes do discurso de Trump, Pequim disse esperar que o mesmo “contribua para melhorar a confiança mútua entre China e Estados Unidos”. Muitos elementos provam que as relações econômicas entre ambos os países são “mutuamente benéficas”, destacou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying.

Além da concentração na economia, a abordagem de Trump se diferencia das anteriores – tanto de democratas quanto de republicanos – na questão de segurança interna e do controle das fronteiras.

O documento identificou quatro prioridades vitais: proteger o território americano, promover a prosperidade americana, preservar a paz pelo uso da força e fazer avançar a influência americana.

No final de setembro, em um discurso de violência incomum no contexto da Assembleia Geral da ONU, Trump insistiu na questão da “soberania” da América, pondo em xeque – ainda que parcialmente – o sistema multilateral tal como existe hoje.

A última NSS foi publicada em fevereiro de 2015. Na ocasião, Barack Obama advertiu longamente contra a tentação de decisões prematuras na gestão de crises internacionais.

No discurso Trump ainda disse não ter escolha a não ser cuidar da ameaça nuclear da Coreia do Norte e exaltou a parceria de inteligência com a Rússia que impediu um atentado em São Petersburgo que poderia ter deixado “milhares de vítimas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?