metropoles.com

Trump designa a Coreia do Norte como patrocinador do terrorismo

Medida é novo passo para fortalecer o isolamento internacional do governo de Pyongyang, segundo a Casa Branca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
donald-trump1-840×577
1 de 1 donald-trump1-840×577 - Foto: Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (20/11) a designação da Coreia do Norte como Estado patrocinador do terrorismo, em um novo passo para fortalecer o isolamento internacional do governo de Pyongyang.

“Os Estados Unidos designam a Coreia do Norte como Estado patrocinador do terrorismo. Isso deveria ter ocorrido há tempos”, afirmou Trump na Casa Blanca.

Ele acrescentou que o governo norte-coreano “apoiou repetidamente atos de terrorismo internacional”.

Trump, falando com repórteres na Casa Branca, disse que o Departamento do Tesouro dos EUA anunciará novas sanções contra a Coreia do Norte na terça-feira.

Em um pronunciamento que não estava previsto em sua agenda, o secretário de Estado, Rex Tillerson, disse que, apesar da nova designação, ainda há tempo para uma solução diplomática para a crise nuclear com a Coreia do Norte.

Temor
A Coreia do Norte deve conduzir testes adicionais neste ano para aperfeiçoar sua tecnologia de mísseis de longo alcance e aumentar a ameaça contra os Estados Unidos, disse a agência de inteligência da Coreia do Sul nesta segunda-feira, acrescentando que acompanha de perto os desdobramentos.

A Coreia do Norte toca programas de mísseis e armas nucleares que desafiam as sanções do Conselho de Segurança da ONU e não tem feito segredo sobre seus planos de desenvolver um míssil capaz de atingir o território norte-americano. O país já disparou dois mísseis sobre o Japão.

O Estado recluso parece ter realizado recentemente um teste de motor de mísseis enquanto rápidos movimentos de veículos foram percebidos perto de conhecidas instalações de mísseis, disse Yi Wan-young, um membro do comitê de inteligência do parlamento sul-coreano, informado pelo Serviço Nacional de Inteligência de Seul.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?