Trump demite secretário de Estado. Atual diretor da CIA assume cargo
Decisão de tirar Rex Tillerson da chancelaria também resultará em mudança drástica na equipe de segurança nacional do presidente
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu nesta terça-feira (13/3), seu secretário de Estado, Rex Tillerson, e designou o atual diretor da CIA, Mike Pompeo, como seu substituto, segundo o jornal The Washington Post.
Na sexta-feira (9), Trump pediu que Tillerson deixasse o cargo, o que fez o chefe da diplomacia americana encurtar sua viagem pela África, de onde voltou ontem para Washington.
Pompeu substituirá Tillerson no Departamento de Estado e Gina Hapsel – atual vice-diretora da CIA – ficará encarregada da agência, se tornando a primeira mulher a comandar a principal organização americana de espionagem.Em nota enviada ao diário, Trump elogiou tanto Pompeu quanto Haspel. “Estou orgulhoso de nomear o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Mike Pompeo, para ser nosso secretário de Estado”, disse o presidente. “Mike se formou em primeiro na sua turma na (Academia Militar de) West Point, serviu com distinção no Exército dos EUA e se formou em direito em Harvard com honras. Depois, serviu aos EUA na Câmara dos Deputados e tem um histórico comprovado de trabalho”.