Trump anuncia no Twitter: “Vamos construir o muro!”
O presidente dos EUA deve assinar a ordem executiva da obra, na fronteira com o México, nesta quarta-feira (25/1)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar o Twitter para anunciar planos relacionados à segurança nacional e, especificamente, ao muro que prometeu construir na fronteira com o México. Trump deve assinar a ordem executiva da obra nesta quarta-feira (25/1).
“Grande dia planejado sobre segurança nacional amanhã (hoje). Entre outras coisas, nós vamos construir o muro!”, escreveu o presidente no microblog no fim da tarde de terça (24), em Washington.
Para construir o muro, Trump poderá se apoiar numa lei de 2006 que autorizou a instalação de cercas ao longo da fronteira. Essa legislação levou à construção de cerca de 1.126 quilômetros de barreiras de diversos tipos, feitas para bloquear a passagem tanto de pessoas quanto de veículos.Além disso, Trump ainda estaria ponderando detalhes dos planos para restringir a entrada de refugiados nos EUA. A proposta atual inclui o congelamento de todas as admissões, bem como um banimento temporário de pessoas vindas de países com maioria muçulmana.
Imigração
Donald Trump também deve proibir a entrada de imigrantes vindos de países que representaram uma ameaça à segurança nacional, como parte de várias ações executivas que serão anunciadas, de acordo com autoridades do Congresso. Não ficou claro quais países seriam afetados pela proibição.
Durante a campanha presidencial, Trump havia dito inicialmente que proibiria a entrada de muçulmanos mas depois mudou sua proposta para a suspensão de vistos para pessoas de qualquer lugar “onde não pode ocorrer uma triagem correta”.