metropoles.com

Tereza Cristina sobre acordo Mercosul-UE: “Houve ganho dos dois lados”

Em Bruxelas, a ministra da Agricultura e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, falaram sobre o tratado, esperado há 20 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Tereza Cristina
Após carta de países europeus, Mourão se reune com Salles e Tereza Cristina
1 de 1 Após carta de países europeus, Mourão se reune com Salles e Tereza Cristina - Foto: Divulgação/Tereza Cristina

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse nesta sexta-feira (28/06/2019) que o acordo Mercosul-União Europeia trará benefícios para os dois blocos. “Houve ganho dos dois lados. Não existe acordo em que só um ganha. O interesse não era só do Brasil, era do Mercosul [e da Europa]”, pontuou.

“O maior acordo que o Brasil juntamente com o Mercosul assinou aqui na Europa. Um acordo que a gente esperou 20 anos até chegar nesse momento. Eu espero que ele seja benéfico para o país e principalmente para a agricultura”, afirmou a ministra.

A titular da pasta da Agricultura contou que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), telefonou para cumprimentá-la pela iniciativa firmada com a Europa. “Nós tivemos a oportunidade de fechar um acordo histórico”, avaliou. Ela também lembrou do ministro Paulo Guedes, que permaneceu em Brasília, e parabenizou o chefe do Executivo pelo trabalho que está sendo feito na Cúpula do G20, em Osaka, no Japão.

Iniciativa corajosa
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que a participação do Brasil no acordo comercial firmado entre o Mercosul e a União Europeia (UE) foi uma iniciativa corajosa. Além disso, o chanceler disse que a sociedade brasileira quer uma economia aberta no país.

“Nessa reta final, a disposição política brasileira foi traduzida em avanços concretos e iniciativas corajosas. Tudo isso somado mostra a relevância do compromisso que estamos assumindo. Valorizamos o Mercosul. O Brasil está sério nesse compromisso. É uma sociedade que quer uma economia aberta”, avaliou o ministro.

Para Araújo, graças ao trabalho em equipe, foi possível firmar os laços comerciais com a Europa. “É um acordo estratégico, uma iniciativa que vai traduzir um espaço positivo na economia brasileira. Vai aumentar a competitividade, diminuir custos, abrir os mercados preferenciais. Além disso, mostrar o dinamismo da política que estamos querendo implementar”, declarou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?