metropoles.com

Temer abre nesta terça-feira (25/9) a Assembleia-Geral da ONU

O presidente brasileiro deverá adotar o discurso de que as instituições do país são sólidas, assim como a democracia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
MICHEL TEMER
1 de 1 MICHEL TEMER - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

O presidente Michel Temer abre, nesta terça-feira (25/9), a 73.ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, cumprindo a tradição desde 1955, que confere ao chefe de estado brasileiro a tarefa de discursar na abertura da sessão. Temer adotará um tom pacificador. Ao mencionar as eleições brasileiras, ele dirá que as instituições do país são sólidas, assim como a democracia.

Em evento a empresários estrangeiros ontem, Temer afirmou que não há risco de que as eleições levem o Brasil a um caminho fora da democracia. Na ONU, o presidente pretende também destacar a importância do comércio global e defender os organismos multilaterais de resolução de conflitos.

Após Temer, quem discursará é o presidente americano, Donald Trump, anfitrião do evento. Trump tem encampado medidas protecionistas e uma guerra comercial com a China, além de ameaçar retirar os EUA da OMC, na contramão do que Temer pretende defender.

Os dois presidentes costumam se encontrar na antessala da Assembleia-Geral para um cumprimento entre um discurso e outro. Trump deve adotar um tom diferente do discurso do ano passado, quando afirmou que “destruiria totalmente” a Coreia do Norte se não tivesse escolha. Na segunda-feira (25/9), em Nova York, ele se encontrou com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in e disse que Kim Jong-un tem sido “muito aberto e incrível”.

Venezuela
A situação dos imigrantes que deixam a Venezuela também será tema de conversas na ONU. Temer deve abordar a situação em seu discurso. Depois da abertura, o presidente brasileiro se encontrará com seu colega colombiano, Iván Duque, para analisar alternativas comuns à crise provocada pelo êxodo de venezuelanos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?