metropoles.com

Secretário desmente Trump sobre motivo de ataque a Soleimani

Em entrevista, secretário de Defesa dos EUA, disse que nunca viu nenhuma evidência de que Irã atacasse alvos americanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Morteza Nikoubazl/NurPhoto via Getty Images
homenagem suleimani
1 de 1 homenagem suleimani - Foto: Morteza Nikoubazl/NurPhoto via Getty Images

O secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, disse neste domingo (12/01/2020) que nunca viu nenhuma evidência de que o Irã estivesse planejando ataques a quatro embaixadas norte-americanas. Esse argumento foi usado na semana passada pelo presidente Donald Trump como  justificativa para a operação que matou um general iraniano Qassim Suleimani, e deu início à tensão entre os dois países. As informações são jornal New York Times.

“Eu não encontrei nada a respeito de quatro embaixadas” — disse Esper em entrevista à rede de televisão norte-americana.

“Eu compartilho da visão do presidente de que provavelmente minha expectativa é que eles iriam atrás das embaixadas. As embaixadas são a demonstração mais proeminente da presença americana em um país”, ressalvou.

As declarações de Esper lança o questionando sobre  as razões para o ataque que matou o general mais importante do Irã. A administração ofereceu justificativas diferentes para a operação.

Recentemente, autoridades evitaram dar detalhes sobre o que, exatamente, motivou o ataque aéreo. Trump disse que parte da razão era que o Irã estaria planejando ataques a quatro embaixadas americanas.

Na entrevista de domingo à CNN, Esper pareceu dar mais apoio à alegação de Trump. “O que o presidente disse em relação às quatro embaixadas é aquilo no qual eu também acreditava”, destacou. “O que o presidente disse em relação às quatro embaixadas é aquilo no qual eu também acreditava”, disse.

Em entrevista à rede Fox News, porém, Robert O’Brien, conselheiro de Segurança Nacional, tinha minimizado a alegação de Trump sobre ameaças iminentes específicas a embaixadas americanas na região. “Veja, é sempre difícil, mesmo com a inteligência formidável que temos, saber exatamente quais são os alvos.

“Nós sabíamos que existiam ameaças a instalações americanas. Agora, se eram bases, embaixadas, é duro saber até que o ataque aconteça. Mas nós temos inteligência muito forte”, enfatizou.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?