Secretária de Transporte dos EUA renuncia ao cargo após ataque ao Congresso
Há a expectativa de que a saída seja a primeira de uma debandada prevista para ocorrer em função do posicionamento de Trump
atualizado
Compartilhar notícia
A secretária de Transporte dos Estados Unidos, Elaine Chao, é a primeira integrante do governo dos Estados Unidos a deixar o cargo após o episódio antidemocrático de invasão ao Capitólio, em Washington D.C.. As informações são do Washington Post.
Há a expectativa de que a saída da secretária seja a primeira de uma debandada prevista para ocorrer em função do posicionamento do presidente Donald Trump.
Elaine Chao foi a primeira mulher asiático-americana a ser nomeada para o gabinete do presidente na história dos EUA. Com ampla experiência no setor de transporte privado, começou a carreira no serviço público gerenciando questões de transporte na Casa Branca.
É ex-militar das Forças Armadas dos EUA, tendo sido vice-administradora marítima do Departamento de Transporte. Também atuou como presidente da Comissão Marítima Federal e como secretária adjunta do departamento. Como secretária de Transportes dos Estados Unidos, foi uma forte defensora da segurança e da importância da infraestrutura e da inovação na competitividade do setor.
A saída da secretária de Trump não deve ser a única a ocorrer nos próximos dias. Em um cenário crescente de perda de apoio, o presidente corre, inclusive, o risco de ser removido do caso.
Líderes republicanos e funcionários do gabinete presidencial estudam abrir processo de impeachment contra o presidente. Há, também, a possibilidade de que a 25ª Emenda seja invocada para retirá-lo do poder.