metropoles.com

Sanções aplicadas antes do acordo com Irã retornarão, dizem EUA

O governo norte-americano prepara novas sanções contra o país do Oriente Médio, que podem ser anunciadas já na próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
donald trump
1 de 1 donald trump - Foto: Reprodução/Twitter

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, confirmou nesta quarta-feira (9/5) que as sanções em vigor antes do acordo nuclear com o Irã retornarão e novas deverão ser adotadas pelo governo norte-americano.

Ela deu a declaração ao ser questionada, em entrevista coletiva, sobre o fato de que outras nações envolvidas no acordo, como a França, a Alemanha e o Reino Unido, desejam mantê-lo e avaliam como seria possível fazer isso.

Sanders lembrou que haverá um período para implementação das sanções. Segundo ela, porém, o governo do presidente Donald Trump prepara novas penalidades a serem impostas ao Irã, e elas devem ser anunciadas já na próxima semana.

Como Trump havia feito na terça (8) ao anunciar a retirada dos EUA do acordo nuclear, Sanders disse que existe a possibilidade de outro pacto, mas em novos termos e com maior controle sobre o programa nuclear e de mísseis de Teerã, capital iraniana. Enquanto isso, disse Sarah Sanders, será mantida “pressão máxima” contra o país. “Estamos muito comprometidos para que o Irã não tenha armas nucleares”, ressaltou.

A porta-voz também comentou a libertação de três presos americanos na Coreia do Norte. Mais cedo, Trump comentou no Twitter que o trio estava retornando aos Estados Unidos e, aparentemente, tinha boa saúde. Os três americanos, Kim Dong-chul, Tony Kim e Kim Hak-song, tinham sido acusados de espionagem pelo governo norte-coreano.

Segundo Sanders, a libertação foi “um passo na direção correta”. Sem fazer previsões, ela disse que os EUA estão comprometidos com o fim das armas nucleares da Coreia do Norte e poderia haver um acordo entre os dois governos. Trump deve se reunir com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em data ainda não definida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?