metropoles.com

Sánchez vence na Espanha, mas extrema-direita se fortalece

Socialista não tem maioria para governar sozinho, e o partido de extrema direita Vox teve o maior crescimento no parlamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
Bandeira da Espanha
1 de 1 Bandeira da Espanha - Foto: Pixabay

Sem maioria para governar sozinho, o atual primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, venceu as eleições gerais na Espanha neste domingo (10/11/2019). O partido que mais cresceu no parlamento espanhol foi o Vox, da extrema-direita. 

Com 99,98% das urnas apuradas, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) de Sánchez conquistou 120 cadeiras das 350 da Câmara Baixa, três a menos do que conseguiu nas eleições de 28 de abril. 

O partido Podemos, de esquerda, liderado por Pablo Iglesias, obteve 35 assentos, uma queda em relação aos 42 da legislatura anterior.

Sánchez, que foi o último dos candidatos a aparecer durante a noite eleitoral, pediu “generosidade e responsabilidade” aos demais partidos para “desbloquear a situação política da Espanha”.

“Meu empenho é que desta vez, sim ou sim, vamos conseguir um governo progressista. A esta convocatória chamamos todos os partidos, salvo aqueles que se autoexcluem da convivência semeam o discurso do ódio”, continuou o primeiro-ministro espanhol.

No contexto da crise da Catalunha, o Vox teve o maior crescimento, somando 52 assentos. O número é mais do que o dobro em comparação aos 24 conquistados em abril.

Outro que ganhou espaço foi o conservador Partido Popular (PP), passando de 66 assentos para 88. O Cidadãos, partido de centro-direita liberal, perdeu espaço, elegendo apenas 10 deputados em comparação aos 57 assentos que alcançou antes. 

A participação nas eleições deste domingo foi de 67,91%, 4% mais baixa do que em abril. 

Com informações da Associated Press e do Estadão Conteúdo

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?