metropoles.com

Resultado de Geórgia e Nevada pode selar vitória de Biden nesta quinta

Ex-vice-presidente precisa de seis delegados para ser eleito. Geórgia deve divulgar os resultados hoje, mas Trump tem vantagem no estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Drew Angerer/Getty Images
Joe Biden durante campanha eleitoral nos EUA 2020
1 de 1 Joe Biden durante campanha eleitoral nos EUA 2020 - Foto: Drew Angerer/Getty Images

O candidato democrata a presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chega ao terceiro dia da contagem de votos com grande chance de ser eleito. Ele precisa ganhar em ao menos um dos seguintes estados: Nevada, Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia.

Logo, o democrata pode ser anunciado, ainda que não oficialmente, como o 46º presidente já nesta quinta-feira (5/11). Para isso, no entanto, é preciso ultrapassar o rival, o presidente Donald Trump, em Geórgia. Com 98% dos votos apurados, o republicano tem uma pequena vantagem de pouco mais de 18 mil votos no estado.

Na prática, o ex-vice-presidente dos EUA tem 253 delegados eleitorais e, para ser eleito presidente, são necessários, no mínimo, 270. Algumas projeções, no entanto, apontam Biden como vencedor em Arizona, o que o eleva ao patamar de 264 delegados.

Já para o presidente Donald Trump, candidato à reeleição pelo partido Republicano, o caminho é mais difícil. O magnata precisa confirmar a vantagem em Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte, além de virar o jogo em Nevada, que tem 86% dos votos contados.

A vantagem de Joe Biden em Nevada também é pequena. O democrata tem 588,2 mil votos a favor, ante 580,6 mil de Trump, diferença de menos de 8 mil votos. Além disso, 25% dos votos ainda estão sendo contabilizados – e podem sair entre hoje e esta sexta-feira (6/11), como decidido pela Suprema Corte dos EUA.

No total, seis estados (contando com Arizona) seguem indefinidos. Trump conquistou 214 delegados. Apesar de Alaska ter apenas 56% das urnas apuradas, a vitória do atual presidente no condado é certa, pois o estado é tradicionalmente republicano. Confira no mapa:

Sem muitas esperanças, Donald Trump afirmou, nessa quarta-feira (4/11), em uma rede social, que os advogados dele entraram com pedido de recontagem de votos em alguns estados, mas disse que de nada adianta, porque “o dano já foi feito”.

O adversário de Joe Biden vem apontando, sem provas, desde antes da votação e insistindo ao longo da apuração dos resultados, a existência de fraude abrangente. “Nossos advogados pediram ‘acesso significativo’, mas de que adianta?“, disse o republicano.

Por sua vez, Biden, em pronunciamento na tarde dessa quarta-feira (4/11), mostrou-se confiante na vitória. “Já ganhamos em estados suficiente para chegarmos aos 270 [delegados]. Não estou aqui para declarar a vitória, mas acredito que venceremos”, assinalou.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?