metropoles.com

Republicanos vetam testemunho do tradutor da cúpula de Putin e Trump

A temor era de que ele falasse sobre as negociações privadas entre os presidentes americano e russo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EVAN VUCCI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Donald Trump Vladimir Putin g20
1 de 1 Donald Trump Vladimir Putin g20 - Foto: EVAN VUCCI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Os deputados republicanos da Comissão de Inteligência da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos vetaram nesta quinta-feira (19/7) uma medida para intimar o tradutor americano que trabalhou na cúpula de Helsinque. Eles temem o testemunho sobre as negociações privadas entre os presidentes americano, Donald Trump, e russo, Vladimir Putin.

Para o principal democrata da comissão, o deputado Adam Schiff, o tradutor, um funcionário do Departamento de Estado, deveria comparecer a uma sessão fechada. Para ele o Congresso deve “descobrir o que foi dito” durante a reunião de duas horas entre os presidentes.

“Cabe a nós, dado que o presidente disse publicamente que era de grande preocupação para o nosso país, para nossas aliados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que descubramos o que foi dito em particular”, disse Schiff.

O legislador reconheceu que seria uma medida “extraordinária”, mas, em sua avaliação, também é extraordinário encontro de Trump sozinho com um adversário dos EUA. Os democratas do Senado têm pressionado o testemunho do tradutor, com o objetivo de determinar se Trump fez algum acordo com Putin durante a sessão.

O senador democrata e líder da minoria, Chuck Schummer, questionou se algum funcionário de alto escalão, incluindo o secretário de Estado, Mike Pompeo, ou o secretário de Defesa, James Mattis, recebeu detalhes sobre a reunião ou foi informado sobre quaisquer acordos militares ou de segurança entre Trump e Putin.

“É absolutamente surpreendente que ninguém saiba o que foi dito”, disse Schummer. “Isso é uma democracia. Se o seu presidente fizer acordo com um de nossos maiores – senão o maior – adversário, seu gabinete precisa saber disso e o povo americano também”, argumentou o senador.

Os republicanos marcaram uma audiência na próxima semana para que Pompeo testemunhe na Comissão de Relações Exteriores. O presidente da comissão, senador republicano Bob Corker, disse se opor à obtenção do testemunho do tradutor da reunião de Trump com Putin. “Não me parece apropriado”, disse.

A primeira a levantar a possibilidade do testemunho do tradutor foi a senadora democrata Jeanne Shaheen, participante da comissão. “O Congresso deve exercer sua autoridade para controlar a presidência”, argumentou. Ela observou que o tradutor é um funcionário do governo dos EUA.

Na Câmara, o presidente da Comissão de Inteligência, o republicano Devin Nunes, colocou a questão para votação. O resultado ficou em 11 votos contra e 6 a favor.

A reação russa
Na Rússia, a sugestão também foi rejeitada. Políticos se mobilizaram em apoio a Putin para denunciar a proposta de depoimento do tradutor. O embaixador russo nos EUA, Anatoly Antonov, expressou esperança de que “os acordos verbais entre Putin e Trump serão cumpridos”.

Autoridades russas minimizaram os relatos contraditórios do presidente americano após a cúpula. No entanto, demonstraram estar com raiva da proposta de interrogar o tradutor. O chefe da Comissão de Relações Exteriores da Câmara Alta do Parlamento, Konstantin Kosachev, disse que a ideia estabelece um precedente perigoso e ameaça “toda a ideia de diplomacia”, segundo informaram agências de notícias russas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?