Rainha Elizabeth II recebe Trump em banquete de Estado. Veja fotos
O presidente norte-americano foi ao Reino Unido para uma visita de três dias. Ele irá se encontrar ainda com a primeira-ministra, Theresa May
atualizado
Compartilhar notícia
A rainha Elizabeth II recebeu, nesta segunda-feira (03/06/2019), o presidente norte-americano, Donald Trump, para um jantar de Estado no Palácio de Buckingham. O chefe dos Estados Unidos foi ao Reino Unido para uma visita de três dias.
“Nós reafirmamos nossos valores em comum que vão nos unir até o futuro: liberdade, soberania, autodeterminação, respeito à lei, e respeito aos direitos dados a nós por Deus todo-poderoso”, afirmou Trump, durante o brinde. Tanto o presidente norte-americano quanto a família real disponibilizaram fotos e informações sobre o encontro nas redes sociais.
Confira imagens do encontro:
The President and The Prince of Wales inspect a Guard of Honour formed by Nijmegen Company, Grenadier Guards. #USStateVisit pic.twitter.com/RwxRdLhm77
— The Royal Family (@RoyalFamily) 3 de junho de 2019
Já a rainha falou sobre a ascendência escocesa do presidente, ao dizer que ele tem uma “conexão especial” com o Reino Unido. “Hoje, nós celebramos uma aliança que nos ajudou a assegurar a segurança e a prosperidade de ambos os nossos povos por décadas”, disse a rainha.
Estavam presentes na celebração a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, além de secretários de governo dos dois países e integrantes da família real britânica, como o príncipe William. A primeira-dama norte-americana, Melania Trump, também participou.
A imprensa britânica disse que o cardápio servido foi filé de halibute com espuma de agrião, aspargos e molho; cordeiro com recheio de ervas e vegetais ao molho; biscoitos com morango e creme de limão; frutas frescas; e café.
Brexit
Trump não mencionou o acordo do Brexit durante o jantar, mas um comunicado da Casa Branca afirmou que o presidente apoia a saída do Reino Unido da União Europeia “desde que não afete a estabilidade global financeira e econômica, ao mesmo tempo em que assegure independência ao Reino Unido”.
“O presidente Trump espera reforçar os laços econômicos com o Reino Unido por meio de um tratado comercial ambicioso”, diz o texto.
“Fracassado total”
Ao aterrissar, Trump disse em sua conta no Twitter que o prefeito de Londres, Sadiq Khan, é um “fracassado total”.
“Sadiq Khan tem feito um trabalho horrível como prefeito de Londres e tem sido, de forma tola, ‘asqueroso’ com o presidente dos EUA, de longe o aliado mais importante do Reino Unido”, escreveu o americano na rede social. “É um fracassado total que deveria focar no crime em Londres, não em mim.”
.@SadiqKhan, who by all accounts has done a terrible job as Mayor of London, has been foolishly “nasty” to the visiting President of the United States, by far the most important ally of the United Kingdom. He is a stone cold loser who should focus on crime in London, not me……
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 3 de junho de 2019
Khan, do Partido Trabalhista, havia criticado, nos dias anteriores à chegada de Trump ao Reino Unido, que se recebesse o americano com todas as honras próprias de uma visita de Estado.