metropoles.com

Questionado sobre Putin, Trump diz que EUA não são “tão inocentes”

O presidente americano, entretanto, elogiou o presidente da Rússia e tem expressado o desejo de estreitar os laços com o país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andrew Harnik/Associated Press/Estadão
Trump em discuso à CIA
1 de 1 Trump em discuso à CIA - Foto: Andrew Harnik/Associated Press/Estadão

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que respeita o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A declaração foi dada em entrevista concedida ao canal de TV americano Fox. Quando um repórter chamou o líder russo de “assassino”, o republicano disse que os EUA tem muitos deles.

“O que você acha? Nosso país é tão inocente?”, disse Trump a Bill O’Reilly, em um trecho da conversa divulgado pelo canal.

Trump tem expressado o desejo de estreitar os laços com Moscou, elogiou Putin e sinalizou que a relação entre os dois países pode ser restaurada, mesmo depois de agências de inteligência norte-americanas terem determinado que os russos se intrometeram na eleição presidencial de 2016 para ajudar Trump a derrotar sua então rival democrata, Hillary Clinton.

“Eu respeito muitas pessoas, mas isso significa que eu vou me dar bem com ele. Ele é o líder do país dele. Eu digo que é melhor se dar bem com a Rússia que o contrário. E se os russos nos ajudarem na luta contra o Estado Islâmico e contra o terrorismo islâmico em todo o mundo, isso é uma coisa boa”. “Vou me dar bem com ele? Eu não tenho ideia”, disse Trump.

O entrevistador disse a Trump que Putin era um assassino e o republicano respondeu que “há vários assassinos”. “Nós temos muitos assassinos. O que você acha? Nosso país é tão inocente?”. O mandatário não citou, no entanto, nenhuma ação específica dos EUA.

O líder republicano do Senado, Mitch McConnell de Kentucky, rejeitou os comentários de Trump. “Putin é um ex-agente da KGB. Ele é um bandido. Ele não foi eleito de uma forma que a maioria das pessoas consideram confiável. Os russos anexaram a Crimeia, invadiram a Ucrânia e bagunçaram nossas eleições. E não; eu não acho que haja qualquer equivalência entre a forma com que os russos conduzem sua política e a forma em que os EUA o fazem”, disse McConnell em uma entrevista à CNN.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?