Putin parabeniza Joe Biden por vitória nas eleições dos Estados Unidos
Presidente russo esperou oficialização da vitória do democrata pelo Colégio Eleitoral, nessa segunda-feira (14/12)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou nesta terça-feira (15/12) Joe Biden pela vitória nas eleições americanas, segundo informado pelo Kremelin. “De minha parte, estou pronto para uma colaboração e para estabelecer contatos com vocês”, escreveu o mandatário em um telegrama.
“Putin desejou sucesso ao presidente eleito e assegurou-lhe que está convencido de que a Rússia e os Estados Unidos, que têm responsabilidade especial pela segurança e estabilidade globais, podem, apesar de suas divergências, resolver numerosos problemas e desafios no mundo”, acrescentou o Kremlin em seu comunicado, que pode ser lido, em inglês, aqui.
A Rússia foi acusada de interferência no sistema eleitoral americano no pleito de 2016 para favorecer o atual presidente dos EUA, Donald Trump. O republicano sempre negou que tenha se beneficiado de qualquer intervenção russa. Na campanha, Biden prometeu firmeza na relação com o país.
Colégio Eleitoral
O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos confirmou na segunda-feira (14/12) a vitória de Biden nas eleições presidenciais do país. A posse do democrata está prevista para ocorrer em 20 de janeiro.
Biden superou os 270 votos, ultrapassando a metade do total de 538 delegados, pouco antes das 19h30 dessa segunda, quando os 55 representantes da Califórnia votaram de forma unânime a seu favor.
Brasil
A confirmação do êxito de Biden pelos delegados tende a repercutir no Brasil. Aliado de Trump e descolado de outras lideranças mundiais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ainda não cumprimentou o democrata. A interlocutores, o mandatário brasileiro disse que só viria a fazê-lo após a votação no Colégio Eleitoral.
Até o momento, Bolsonaro ainda não se manifestou sobre a vitória de Biden.