metropoles.com

Procurador-geral da Venezuela quer impedir Guaidó de sair do país

Pedido foi enviado à Tribunal Supremo de Justiça sob o argumento de que o líder opositor venezuelano praticou atividades anti-governamentais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FERNANDO LLANO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Juan Guaido participa de ato em Caracas
1 de 1 Juan Guaido participa de ato em Caracas - Foto: FERNANDO LLANO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, afirmou nesta terça-feira (29/1) que enviou à Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) um pedido para proibir o líder opositor Juan Guaidó de sair do país e para congelar as suas contas bancárias sob o argumento de atividades antigovernamentais, embora não tenha especificado quais seriam os crimes. O tribunal deverá decidir se acatará ao pedido.

O procurador, que se denomina chavista, explicou que essas medidas fazem parte da investigação que pediu ao TSJ (de linha governista) em 23 de janeiro, quando Guaidó se declarou presidente, acusando-o de usurpar as funções de Nicolás Maduro.

Após saber a decisão, o opositor afirmou que não se surpreende das decisões de Saab por considerar que formam parte de uma cadeia de “ameaças” contra ele e a Assembleia Nacional, de maioria opositora.

“Não estou descartando uma ameaça de prisão, não quero que seja assim da nossa parte. Muito responsavelmente eu digo ‘nada novo sob o sol’. Lamentavelmente, é um regime que não dá resposta ao venezuelano. A única resposta é a perseguição, repressão”, declarou Guaidó na entrada do Palácio Legislativo. “Mais que uma ameaça nova à minha pessoa, a este Parlamento, à presidência interina da República, não há nada novo.”

Juan Guaidó planejava encabeçar uma sessão no Congresso para debater como montar um governo de transição e “eleições livres”, o que Maduro denunciou como parte de um golpe de Estado comandado pelos Estados Unidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?