Presidentes latinos expressam apoio à Hillary Clinton
Sejam governos de centro-direita ou de centro-esquerda declararam apoio à candidata. Donald Trump não recebeu nenhuma manifestação do tipo
atualizado
Compartilhar notícia
Pela primeira vez em muitos anos, os governos da América Latina estão “alinhados” no desejo de quem querem para comandar os Estados Unidos. Sejam governos de centro-direita ou de centro-esquerda, nenhum dos chefes de Estado se manifestou a favor do republicano Donald Trump.
Abertamente, a maior parte dos líderes apoiou a democrata Hillary Clinton ou se absteve de fazer comentários – como o presidente da Bolívia, Evo Morales, que diz que será “indiferente” para seu governo quem será o vencedor. Morales, inclusive, aproveitou para se manifestar sobre os Estados Unidos em diversos tuítes, em que acusa os norte-americanos de “reconhecer” apenas alguns governos.
“As democracias reconhecidas pelos EUA, mesmo que sejam criminosas, são as que valem. Outras criadas legitimamente pelo povo são satanizadas. As únicas democracias que valem são as abençoadas pelo império. Processos democráticos anti-imperiais são ‘falidos'”, escreveu o presidente boliviano ainda dizendo que apenas metade da população vota.
Nesta terça-feira (8/11), o jornal oficial de Cuba, o “Granma”, criticou os dois candidatos à Presidência e destacou que “nenhum dos dois será capaz de unir o povo norte-americano depois das eleições”. No entanto, analistas apontam que, apesar de não aprovar Hillary, os líderes tem “aversão” a Trump.
Entre as principais lideranças de centro-esquerda, o presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou que “nas questões objetivas, reais, para o bem dos EUA ou pela paz mundial, obviamente, uma pessoa como Hillary Clinton é muito superior”.A chilena Michelle Bachelet também não escondeu sua preferência e disse preferir a democrata é “uma grande mulher, muito capaz, muito inteligente e muito comprometida”. Ao “Buzzfeed News”, Bachelet acrescentou que não conhece Trump pessoalmente, mas que é “parcial” ao escolher um lado.