metropoles.com

Presidente eleito da Argentina celebra decisão sobre 2ª instância

Em sua conta pessoal no Twitter, Alberto Fernández comemora como uma vitória e escreve a hashtag LulaLivreAmanhã

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
alberto-fernandez
1 de 1 alberto-fernandez - Foto: Reprodução/Twitter

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, festejou pelo Twitter a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a prisão em segunda instância e pode beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua conta pessoal rede social, o político comemorou como uma vitória e escreveu a hashtag “LulaLivreAmanhã”.

“O Supremo Tribunal Federal do Brasil decidiu que as condenações à prisão somente são executáveis uma vez que os recursos tenham se esgotados. É a mesma coisa que nós temos reclamado na Argentina há alguns anos. Valeu a pena a demanda de muitos! #LulaLivreAmanhã!”, escreveu.

Peronista moderado e pragmático, Fernández foi a surpresa da eleição na Argentina, despontando como favorito em agosto, ao obter 48% dos votos nas primárias, impulsionado por uma oposição peronista unificada e pela ex-presidente e companheira de chapa, Cristina Kirchner. Eles venceram a eleição e no dia da vitória, Fernández gritou “Lula Livre” para seus eleitores.

Depois de eleito presidente, ele voltou a pedir a libertação de Lula e foi criticado pelo atual presidente Jair Bolsonaro, que ficou indignado com a atitude do argentino. “Não tenho bola de cristal, mas acho que a Argentina escolheu mal. O primeiro ato de Fernández foi ‘Lula Livre’, dizendo que está preso injustamente. Já disse a que veio”, disse Bolsonaro na época.

Ainda ontem, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprovou uma moção de repúdio Fernández por defender a liberdade de Lula. O colegiado é presidido pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que divulgou em seu Twitter a justificativa do pedido contra o argentino.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?