metropoles.com

Presidente da Ucrânia nega que Trump tentou chantageá-lo

Presidente americano é suspeito de ter bloqueado ajuda militar para forçar Kiev a investigar o filho do rival democrata Joe Biden

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
redes sociais/ reprodução
volodmir-ucrania
1 de 1 volodmir-ucrania - Foto: redes sociais/ reprodução

O presidente ucraniano Volodmir Zelenski afirmou nesta quinta-feira (10/10/2019) que não sofreu nenhuma chantagem por parte do colega americano Donald Trump, suspeito nos Estados Unidos de ter bloqueado ajuda militar para forçar Kiev a investigar o filho do rival democrata Joe Biden.

“Não houve nenhuma chantagem”, afirmou Zelenski em uma entrevista coletiva, em referência a uma conversa telefônica que resultou, para Trump, na ameaça de um processo de impeachment.

De acordo com uma fonte, Trump pediu a Zelenski uma investigação sobre as atividades da empresa de gás ucraniana Burisma, de Hunter Biden, filho de Joe Biden. De acordo com as pesquisas, ele é o pré-candidato democrata com mais possibilidades de obter a indicação do partido para a eleição presidencial de 2020.

Os democratas tentam demonstrar que Trump utilizou o bloqueio da ajuda militar como forma de pressionar uma investigação sobre Hunter Biden, o que desestabilizaria seu adversário político. A ação configuraria uma forma de interferência na campanha eleitoral, o que é proibido pela lei americana.

Ajuda militar bloqueada
O programa de ajuda militar de Washington a Kiev “havia sido bloqueado antes mesmo de nossa conversa, e não falamos sobre o tema”, afirmou Zelenski. A ajuda militar foi suspensa no fim de junho e desbloqueada em 11 de setembro. A conversa telefônica entre Trump e Zelesnki ocorreu no dia 25 de julho.

De acordo com o presidente ucraniano, o objetivo da conversa foi planejar um encontro com Trump. Zelenski disse que não existiram condições a respeito determinadas pelo lado americano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?