metropoles.com

Prefeito de Nova York responde Bolsonaro: “Somos radicais orgulhosos”

A cutucada veio após o presidente brasileiro declarar que seria recebido “da pior maneira possível” na cidade americana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ed Reed/NYC Mayoral Photo Office/Divulgação
28795281_10155988132806166_4537344519695237120_o
1 de 1 28795281_10155988132806166_4537344519695237120_o - Foto: Ed Reed/NYC Mayoral Photo Office/Divulgação

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, usou seu Twitter para responder declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o cancelamento de sua visita à cidade. O carioca afirmou, durante café da manhã com deputados federais na última quinta-feira (09/05/2019), que “o prefeito se comporta como um radical, promovendo e se preparando para fazer manifestações das piores possíveis com a minha presença”.

O americano subiu o tom para responder as declarações de Bolsonaro. “Se você quer invadir nossa cidade e se gabar de destruir nosso meio-ambiente ou de como você ‘tem orgulho de ser homofóbico’, os novaiorquinos vão chamar sua atenção por todas essas besteiras. Se é ‘radical’ combater sua ideologia destrutiva, então nós somos radicais orgulhosos”, escreveu.

Entenda o caso
Bolsonaro desistiu de ir a Nova York para receber o prêmio de Pessoa do Ano da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, após diversas empresas desistirem de patrocinar o evento. O Museu de História Natural de Nova York foi o primeiro a demonstrar insatisfação com a presença do líder brasileiro. Inicialmente, o jantar seria realizado nas dependências da instituição.

A direção do museu usou o Twitter para informar que o evento seria cancelado, pois a postura de Bolsonaro ia de encontro ao que a instituição defende. Um famoso restaurante da cidade também recusou a proposta para sediar a premiação. Em seguida, empresas como a companhia aérea Delta também anunciaram que retirariam o patrocínio do evento.

No dia 3 de maio, o Palácio do Planalto emitiu uma nota para informar que, “em face da resistência e dos ataques deliberados do prefeito de Nova York e da pressão de grupos de interesses sobre as instituições que organizam, ficou caracterizada a ideologização da atividade”.

O presidente anunciou na última sexta-feira (10/05/2019) que o encontro acontecerá em Dallas, no Texas. O prefeito da cidade, Mike Rawlings, afirmou que discorda fortemente de diversas posições de Bolsonaro, mas que realizaria o evento em respeito ao povo brasileiro.

Bolsonaro passará apenas dois dias em Dallas – dias 15 e 16 de maio. Não está prevista a presença de Rawlings em nenhum dos eventos dos quais o presidente brasileiro deve participar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?