Porto Rico se torna 51º estado dos EUA
Baixa participação, porém, pode dar brecha ao Congresso norte-americano recusar pedido de admissão da ilha como estado
atualizado
Compartilhar notícia
Os porto-riquenhos votaram esmagadoramente para se tornar o 51º estado no domingo (11/6), mas uma baixa participação ameaçou minar a legitimidade do referendo, enquanto a ilha luta com uma crise econômica.
De acordo com os resultados iniciais em um site do governo, o estado conseguiu 97% de apoio, com mais de 90% dos votos contados no domingo à tarde. Os votos, contudo, representam cerca de 23% do total de eleitores, refletindo o sucesso de um esforço de boicote liderado por opositores.
Se a participação for muito baixa, os inimigos políticos para o estado podem alegar que o voto não é crível, o que pode prejudicar ainda mais as chances de Porto Rico de conseguir que o Congresso conceda à ilha a admissão total aos EUA, disse Christina Duffy Ponsa, especialista em Lei constitucional e estadual porto-riquenha na Columbia Law School.Os eleitores neste domingo (11) escolheram entre três opções: Estado, independência ou a continuação do seu status atual como território. Se os eleitores apoiassem fortemente o Estado, Puerto Rico precisaria solicitar ao Congresso a admissão como um Estado.