metropoles.com

Pompeo: Maduro estava pronto para deixar Venezuela, mas Rússia impediu

Questionado se o presidente iria para um destino seguro, o secretário falou que Maduro “entende o que vai acontecer se entrar no avião”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Mike Pompeo
1 de 1 Mike Pompeo - Foto: Reprodução/Twitter

Segundo o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, o presidente venezuelano, Nicolas Maduro, estava pronto para deixar o país na manhã desta terça-feira (30/04/2019) após a convocação de manifestações do presidente autoproclamado Juan Guaidó. Maduro não teria tomado a atitude, porém, após uma intervenção da Rússia.

Pompeo disse em entrevista à rede de TV americana CNN que “há um bom tempo ninguém vê Maduro”. E completou: “Eles tinham um avião na pista. Ele [Maduro] estava pronto para partir esta manhã, pelo que sabemos, mas os russos indicaram que ele deveria ficar”.

O secretário norte-americano afirmou que Maduro teria como ponto de destino a capital de Cuba, Havana. Pompeo não quis se pronunciar se os EUA permitiriam que o presidente venezuelano viajasse em segurança para Cuba, dizendo apenas que ele “entende o que vai acontecer se entrar naquele avião”.

Alívio
Mais cedo, os Estados Unidos passaram a oferecer alívio de sanções econômicas e diplomáticas impostas a aliados do regime de Nicolás Maduro se houver uma adesão ao movimento iniciado pelo opositor Juan Guaidó. Isso inclui sanções impostas à petrolífera venezuelana PDVSA, que teve ativos bloqueados.

O Departamento do Tesouro norte-americano divulgou nota em inglês e em espanhol, atribuída ao porta-voz do órgão, segundo a qual os EUA alegam que “o caminho para alívio de sanções individuais e de entidades ligadas ao antigo regime de Maduro, incluindo instituições como a PDVSA, é mudar o comportamento através do apoio a um líder venezuelano democraticamente eleito e àqueles que buscam a restauração da democracia”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?