metropoles.com

Planalto: Bush se mostrou “favorável” a encontro com Bolsonaro

Em resposta as afirmações de assessor do republicano, Presidência da República garantiu que momento foi “acertado entre as partes”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Bolsonaro e Bush
1 de 1 Bolsonaro e Bush - Foto: Reprodução/Twitter

Após o assessor do ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush, Freddy Ford, afirmar que o republicano foi surpreendido pela visita do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em Dallas, no Texas (EUA), o Palácio do Planalto divulgou uma nota à imprensa afirmando: “não houve qualquer anormalidade e que o encontro já havia sido acertado entre as partes”.

Confira a nota na íntegra:
“O encontro do presidente Jair Bolsonaro com o ex-presidente George W. Bush ocorreu sem quaisquer anormalidades protocolares e já havia sido acertado entre as partes, há uma semana, quando o presidente decidiu ir a Dallas. Em entrevista à imprensa após o compromisso, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre a simpatia e o respeito demonstrados ao Brasil durante a agenda. O presidente citou ainda que, quando decidiu ir ao Texas, logicamente o nome do ex-presidente foi levado em conta. As partes iniciaram contatos e Bush, por sua vez, mostrou-se favorável à realização do encontro.”

Segundo Ford, Bush só teria convidado Bolsonaro por “cortesia”. “Ele concordou em se encontrar com o presidente Bolsonaro em seu escritório quando soube de sua visita à cidade – uma cortesia que ele regularmente estende aos dignitários estrangeiros quando estão nesta região”, explicou Ford à revista Veja.

A reunião estava marcada para às 17h (horário de Brasília) e foi divulgada pelo Palácio do Planalto, mas a assessoria de imprensa da Presidência da República não divulgou detalhes sobre o encontro. Por volta das 19h, Bolsonaro publicou um registro no Instagram. “Uma saudável e produtiva conversa”, declarou o presidente.

Confira a postagem de Bolsonaro: 


Viagem à Dallas
Bolsonaro chegou ao Texas na manhã de quarta-feira (15/05/2019) para receber a premiação de personalidade do ano. O prêmio foi entregue ao presidente nesta quinta-feira: ao recebê-lo, o presidente bateu continência à bandeira norte-americana e mudou um pouco seu bordão. “Brasil e Estados Unidos acima de todos, Brasil acima de tudo”, disse Bolsonaro.

O presidente também fez apelo aos argentinos para que o país não vire uma “nova Venezuela“: a Argentina escolherá um novo mandatário neste ano e a ex-presidente esquerdista Cristina Kirchner desponta uma das principais candidatas no pleito. Bolsonaro disse que a esquerda foi vencida no Brasil e vaticinou que ela não irá prosperar pela América Latina.

“Não se esqueçam da nossa Argentina, que está indo para um caminho bastante complicado. O meu amigo [Maurício] Macri enfrenta dificuldades em ver crescer a possibilidade de a presidente última voltar ao poder”, declarou.

Confira imagens da viagem de Bolsonaro a Dallas: 

10 imagens
Bolsonaro posa para foto com brasileiros residentes em Dallas
Brasileiros receberam o presidente na cidade
Bolsonaro deu entrevista ao lado do deputado Hélio Lopes (PSL-RJ)
1 de 10

O presidente fez um discurso logo após receber o prêmio de "Personalidade do Ano"

Marcos Corrêa/PR
2 de 10

Marcos Corrêa/PR
3 de 10

Marcos Corrêa/PR
4 de 10

Bolsonaro posa para foto com brasileiros residentes em Dallas

Marcos Corrêa/Presidência da República
5 de 10

Brasileiros receberam o presidente na cidade

Isac Nóbrega/Presidência da República
6 de 10

Bolsonaro deu entrevista ao lado do deputado Hélio Lopes (PSL-RJ)

Isac Nóbrega/Presidência da República
7 de 10

Presidente foi a lanchonete com o deputado Hélio Lopes (PSL-RJ)

Isac Nóbrega/Presidência da República
8 de 10

Bolsonaro em caminhada na cidade de Dallas

Isac Nóbrega/Presidência da República
9 de 10

Chegada do presidente a Dallas

Isac Nóbrega/Presidência da República
10 de 10

Saída do avião presidencial em Dallas

Marcos Corrêa/Presidência da República

Premiação
A entrega do Prêmio Personalidade do Ano ao brasileiro seria realizada inicialmente no Museu de História Natural em Nova York. Contudo, a própria entidade desistiu de sediar o evento, que também enfrentou a resistência do prefeito da cidade, Bill de Blasio – com direito a troca de farpas via Twitter – e de organizações de defesa do meio ambiente.

Apesar de Bolsonaro ter sido aceito em Dallas, o prefeito da cidade, Mike Rawlings, também não simpatizou com a ida do brasileiro. Na semana passada, por meio de nota, Rawlings afirmou que “discorda fortemente de algumas das posições declaradas do presidente Bolsonaro”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?