metropoles.com

Piñera diz que frases de Bolsonaro sobre ditadura são “infelizes”

Presidente do Chile se distanciou das declarações a respeito das ditaduras latino-americanas: “Não compartilho muito do que Bolsonaro fala”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chile Bolsonaro 4
1 de 1 Chile Bolsonaro 4 - Foto: null

O presidente chileno, Sebastián Piñera, disse neste domingo (24/3) que as declarações de Jair Bolsonaro (PSL) sobre a ditadura naquele país foram “tremendamente infelizes”. Piñera elogiou o chefe de Estado brasileiro, mas disse que não concorda com as declarações dele a respeito dos períodos ditatoriais nos países latino-americanos. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Bolsonaro já elogiou abertamente a ditadura do general chileno Augusto Pinochet, que comandou o país de 1973 a 1990. Mais de 3 mil pessoas foram mortas durante o regime militar que o levou ao poder. O presidente do Brasil afirmou, no decorrer de uma entrevista em 2015 – época em que ainda era parlamentar –, que Pinochet “devia ter matado mais gente”. Quando ainda deputado federal, Bolsonaro também enviou um telegrama ao filho do general, referindo-se ao ditador como “saudoso”.

Piñera citou, como exemplo, uma frase que estampava um cartaz que ficou anos fixado no gabinete do deputado: “Quem procura osso é cachorro”. A imagem ironizava a busca por desaparecidos da guerrilha do Araguaia, na década de 1970. O “slogan” apareceu em mensagens de protestos contra a presença de Bolsonaro no Chile.

O presidente chileno disse que declarações como essa “são tremendamente infelizes”. “Não compartilho muito do que Bolsonaro diz sobre o tema”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?