Partido do presidente turco garante maioria absoluta em eleições legislativas
Com mais de 90% dos votos contados, partido governista AKP já garantiu maioria absoluta no Parlamento pelas eleições deste domingo (1/11)
atualizado
Compartilhar notícia
O Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do presidente Recep Tayyip Erdogan, venceu as eleições legislativas de hoje (1/11) na Turquia e já garantiu, com mais de 90% dos votos contados, a maioria absoluta no Parlamento.
Segundo os dados provisórios oficiais, apesar de ter obtido cerca de 50% de votos, o AKP elegeu 320 deputados, mais de metade dos 550 assentos no Parlamento. Com o resultado, o partido recupera a maioria absoluta perdida nas eleições de junho passado.
De acordo com a imprensa turca, não está afastada a possibilidade de o AKP atingir dois terços dos deputados (367 parlamentares), o que permitiria a Erdogan deter poderes para alterar a Constituição.
Antes da votação, as sondagens davam ao AKP entre 40% e 43% dos votos, resultado que seria insuficiente para governar sozinho.
Conforme os números, o Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata) está em segundo lugar, com 24,5% dos votos, seguido pelo Partido da Ação Nacionalista (MHP, direita), com cerca de 12%, ambos muito abaixo do que obtiveram nas eleições de 7 de junho.
Pouco depois dos primeiros resultados, que apontavam a vitória de Erdogan com maioria absoluta, registaram-se confrontos entre a polícia e jovens manifestantes curdos em Diyarbakir, “cidade feudo” dos independentistas no Sudeste da Turquia.
A polícia disparou bombas de gás lacrimogêneo e canhões de água para dispersar os manifestantes.