Partido de Suu Kyi chega perto de conseguir maioria no Parlamente de Mianmar
O atual governo militar do país, que tomou o poder em um golpe em 1962, disse que irá respeitar o resultado das eleições
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com os últimos resultados da comissão eleitoral de Mianmar, o partido Liga Nacional para a Democracia (LND) liderado por Aung San Suu Kyi precisa de mais dois assentos para adquirir uma maioria nas 664 cadeiras no Parlamento. As eleições não foram realizadas em sete círculos eleitorais, ou seja, uma maioria simples pode ser alcançada com 329 assentos. O resultado parcial está em 327 e pode chegar aos 329 na sexta-feira (13/11), segundo autoridades.
Em um telefonema, o presidente dos EUA, Barack Obama, felicitou Suu Kyi pelo sucesso de seu partido nas eleições com “incansáveis esforços e sacrifícios ao longo de tantos anos para promover uma solução pacífica e democrática”, disse a Casa Branca.Obama conversou também com o presidente de Mianmar, Thein Sein, pelo sucesso na realização das eleições e salientou a importância de respeitar o resultado. O atual governo militar de Mianmar, que tomou o poder em um golpe em 1962 e reprimiu brutalmente várias revoltas pró-democracia durante seu governo, disse que irá respeitar o resultado das eleições.