Partido de Macron obtém maioria absoluta em eleições na França
O partido de Macron, La République en Marche, e seu aliado centrista ficaram com 355 dos 577 assentos na Assembleia Nacional
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente francês, Emmanuel Macron, deve ganhar uma maioria significativa no parlamento, depois das eleições deste domingo (18/6). O partido de Macron, La République en Marche, e seu aliado centrista ficaram com 355 dos 577 assentos na Assembleia Nacional após a segunda e última rodada de votação, de acordo com projeções baseadas em uma contagem parcial dos votos da Ipsos Sopra-Steria.
A vitória para o partido pró-Europa derrota as forças nacionalistas que foram impulsionadas na sequência da decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia. A Frente Nacional de extrema direita, da candidata à presidência Marine Le Pen, esperava montar uma força de oposição depois de chegar ao segundo turno da presidência em maio, mas nas eleições de hoje, seu partido conseguiu oito lugares.O voto também significou derrota para os partidos mais tradicionais. Os socialistas do ex-presidente François Hollande, que já tiveram a maioria no parlamento, ficaram com com 49 assentos. O partido de centro-direita, Les Républicains, juntamente com um partido aliado, terminaram atrás do partido de Macron, com projeções apontando 125 lugares, 73 menos do que anteriormente.
Macron, um recém-chegado político de 39 anos, conseguiu remodelar o Parlamento para uma imagem próxima da sua própria, escolhendo acadêmicos, atletas, donos de empresas e desertores de partidos tradicionais para preencher a Assembleia Nacional e ajudá-lo na aprovação de reformas.
O único ponto fraco demonstrado pelo partido de Mácron neste domingo foi a fraca presença dos eleitores. Até as 17h, no horário de Paris, foi registrada a presença de apenas 35,33% dos eleitores, contra 46,42% em 2012.