metropoles.com

Palestina: “É direito deles reclamar”, diz Bolsonaro sobre embaixador

O governo brasileiro anunciou, nesse domingo (31/3), a abertura de um escritório de negócios em Jerusalém

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
bolsonaro israel
1 de 1 bolsonaro israel - Foto: Alan Santos/PR

Enviado especial a Jerusalém (Israel) – O presidente Jair Bolsonaro (PSL) se posicionou há pouco, em Israel, sobre a decisão do governo palestino de chamar de volta o embaixador ao país. A medida foi tomada após o titular do Palácio do Planalto anunciar a abertura de um escritório de negócios em Jerusalém. De acordo com o chefe do Executivo, o governo não abre mão de ter autonomia nas decisões externas. “É direito deles reclamar”, pontuou.

Quanto aos comentários de que a abertura da representação comercial significaria o rompimento de acordos assinados no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), Bolsonaro limitou-se a dizer: “Não tem nada a ver”.

Na sequência, o presidente da República garantiu que o governo ainda tem planos de transferir a embaixada da capital internacional do país, Tel Aviv, para a capital política, Jerusalém. Questionado se a mudança seria concretizada até o fim do mandato dele, em 2022, Bolsonaro foi incisivo: “[A decisão sai] bem antes disso. O casamento está marcado”.

“Se eu fosse, hoje, abrir negociações com Israel, colocaria nossa embaixada onde? Seria em Jerusalém, tá certo?”, finalizou.

Por meio de nota, a Autoridade do Estado da Palestina condenou o comunicado do governo brasileiro e informou a decisão de chamar de volta o embaixador no Brasil. Além de notificar que vai estudar uma resposta a essa medida.

O presidente Bolsonaro chegou a Jerusalém nesse domingo (31/3) e segue uma intensa agenda de compromissos com o objetivo de estreitar os laços entre Brasil e Israel. No mesmo dia, cinco acordos de cooperação foram assinados por representantes dos dois governos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?