metropoles.com

Outra representação contra distritais envolvidos no Bonde da Propina

Presidente regional do PSOL, Antônio Carlos de Andrade, o Toninho, e a ex-distrital Maria José Maninha entregaram nesta sexta-feira (26/8) documento na Câmara Legislativa em que pedem o afastamento definitivo dos deputados investigados no Bonde da Propina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Suzano Almeida/Metrópoles
Toninho
1 de 1 Toninho - Foto: Suzano Almeida/Metrópoles

O presidente regional do PSOL, Antônio Carlos de Andrade, o Toninho, e a ex-deputada distrital Maria José Maninha, do mesmo partido, protocolaram na Câmara Legislativa nesta sexta-feira (26/8) um pedido de investigação e cassação dos deputados envolvidos no Bonde da Propina da Casa. É a segunda representação que chega à Casa contra os envolvidos no esquema que derrubou esta semana toda a Mesa Diretora.

“Esperamos que todos os envolvidos se expliquem e o PSOL está aqui para pedir que se investigue as graves denúncias e que se retire daqui esses deputados que envergonham o voto da população” disse Toninho. Ele destacou que só a pressão popular pode reverter o quadro. “Nossa expectativa é de que haja uma mobilização da sociedade.”

Na quinta-feira, as entidades Adote um Distrital, Observatório Social e União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) também protocolaram uma representação na Câmara pedindo a cassação de cinco deputados envolvidos no escândalo de corrupção. São eles: a presidente afastada da Casa, Celina Leão (PPS), Raimundo Ribeiro (PPS), primeiro-secretário, Julio Cesar (PRB), segundo-secretário, e Bispo Renato (PR), terceiro-secretário. Cristiano Araújo (PSD), que não integra a Mesa Diretora mas também é investigado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), entrou na mira dos representantes da sociedade civil.

Os cinco parlamentares são investigados pelo MPDFT e foram alvos da Operação Drácon, deflagrada na terça-feira (23). Diversos mandados de busca e apreensão foram cumpridos e os cinco deputados prestaram depoimentos. No mesmo dia, a Justiça determinou o afastamento de toda a cúpula da Câmara Legislativa. O pivô do escândalo é uma emenda de R$ 30 milhões para a saúde. Gravações feitas pela distrital Liliane Roriz (PTB) indicam suposto esquema de pagamento de propina para liberação dos recursos.

Ainda na quinta-feira, o Sindicato dos Servidores da Câmara Legislativa e Tribunal de Contas do DF (Sindical) entrou com um requerimento junto ao Ministério Público do DF em que pede o afastamento cautelar dos integrantes da Mesa Diretora (secretário geral, secretário executivo da 1ª secretaria; secretário executivo da 2ª secretaria e secretário executivo da 3ª secretaria).

Para o Sindical, “a decisão judicial que afastou os parlamentares da Mesa Diretora foi inócua e sem efeito prático,  uma vez que os assessores diretos dos parlamentares,  que compõem a Mesa, continuam agindo livremente.”

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?