metropoles.com

Otan diz que ataque à Síria foi “mensagem dirigida à Rússia e ao Irã”

Segundo Jens Stoltenberg, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, “a opinião internacional não pode ficar sem voz”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
siria
1 de 1 siria - Foto: Divulgação

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, afirmou nesta segunda-feira (16/4) que o recente ataque promovido pelos Estados Unidos, com apoio do Reino Unido e da França, contra várias instalações militares da Síria foi uma mensagem dirigida à Rússia e ao Irã.

“A operação foi uma mensagem clara ao regime de Assad, à Rússia e ao Irã, que o apoiam. Mostrou que a opinião internacional não pode ficar sem voz”, disse Stoltenberg em entrevista à emissora turca NTV. O secretário-geral da aliança também elogiou o auxílio “que a Turquia prestou à operação”.

O chefe da Aliança Atlântica acrescentou que o lançamento de mísseis na madrugada de sábado (14) “reduziu a capacidade de usar armas químicas e a probabilidade de isso ocorrer no futuro”.

Stoltenberg lembrou que “as Nações Unidas fizeram esforços para uma investigação independente das armas químicas [na Síria], e a Rússia impediu”. Sobre a reunião com o ministro de Defesa da Turquia, Nurettin Canikli, mantida hoje, Stoltenberg limitou-se a dizer que a Otan “segue trabalhando” com a Turquia.

Ainda hoje, o secretário-geral da Otan será recebido pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Segundo os comunicados oficiais, a visita do Stoltenberg faz parte dos preparativos para a cúpula da Otan em Bruxelas, em julho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?