metropoles.com

Previdência: Onyx espera que 2º turno seja concluído nesta quarta

Ministro-chefe da Casa Civil disse esperar que aprovação do texto que muda as regras de aposentadoria ocorra nesta quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos, Allane Moraes
Onyx Lorenzoni
1 de 1 Onyx Lorenzoni - Foto: Fotos, Allane Moraes

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, se reuniu na manhã desta terça-feira (06/08/2019) com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir os próximos passos da tramitação da reforma da Previdência na Casa.

O governo federal afirma não temer que as recentes intrigas entre o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e governadores do Nordeste, como o maranhense Flávio Dino (PCdoB), atrapalhe a votação do segundo turno da Previdência na Câmara dos Deputados, que deve acontecer ainda nesta semana.

“Desde ontem [segunda-feira] estamos conversando com o presidente do Senado [Davi Alcolumbre], da Câmara e com os líderes partidários, para tentar no dia de hoje [terça-feira] e no de amanhã [quarta-feira] aprovar a reforma da Previdência”, explicou o ministro-chefe da Casa Civil.

No café da manhã, também estiveram presentes o secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, e líderes partidários.

A expectativa do governo é de que a reforma seja aprovada nesta quarta-feira (07/08/2019). A ideia é estabelecer quórum mínimo de deputados e começar, logo na noite desta terça, a votação dos destaques, estabelecidos pela oposição. Segundo Onyx, a tentativa de obstruir o texto faz parte da democracia, mas ainda assim a estratégia é aprovar da mesma forma como foi no primeiro turno.

“A dificuldade é a mesma. É possível perder um ou dois votos, por questões as vezes até pessoais de parlamentar, mas a nossa expectativa é de ter uma aprovação do mesmo tamanho”, disse o ministro-chefe da Casa Civil ao dizer que a reforma da Previdência dará tranquilidade ao país nos próximos 20 ou 30 anos.

Ainda assim, Onyx preferiu não dar muitos detalhes da conversa com os líderes partidários. “A definição de como a estratégia será vai ter que ser vista no plenário. É como qualquer time de futebol, o treinador pode mostrar a escalação, mas não pode entregar como vai vencer a partida. Vamos manter a estratégia dentro do que nós combinamos”, pontuou.

Perguntado sobre os embates entre o presidente Bolsonaro e governadores do Nordeste que ocorreram sobretudo durante o recesso parlamentar, Onyx afirmou que a situação já está resolvida. Para o ministro, esses conflitos não têm capacidade de dificultar a reforma da Previdência. Alguns deputados, contudo, já afirmaram repensar o voto.

“Acho que isso foi suficientemente explicado, é um episódio absolutamente superado. Claro, há parte de alguns governadores de oposição que tenta tirar o máximo que podem desse episódio. Mas temos a certeza de que os parlamentares deram uma demonstração de amor ao Brasil no momento em que muitos abriram mão inclusive de sua bandeira partidária e votaram algo a favor das futuras gerações brasileira”, explicou Onyx.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?