“O tempo de conversa fiada acabou”, diz Trump, novo presidente dos EUA
O Partido Republicano retorna, assim, ao poder do país, após oito anos de mandato do democrata Barack Obama
atualizado
Compartilhar notícia
O 45º presidente dos Estados Unidos, Donald John Trump, de 70 anos, tomou posse no início da tarde desta sexta-feira (20), em Washington DC, diante de uma multidão de pessoas que viajaram à capital do país para acompanhar o momento histórico. O Partido Republicano retorna, assim, ao poder do país após oito anos de mandato democrata.
O juramento do chefe do Executivo americano se iniciou às 15h (horário de Brasília). Trump adotou um discurso populista. “Vamos ter duas regras simples: compre produtos americanos e contrate trabalhadores americanos”, afirmou o novo mandatário, que adotou um discurso agressivo, enaltecendo o povo.
O novo chefe da Casa Branca ressaltou a necessidade de o país “voltar a vencer” e recuperar o orgulho próprio. “Os EUA vão começar a vencer como nunca antes. Vamos trazer de volta os empregos, nossas fronteiras, nossa defesa e trazer de volta os nossos filhos”, acrescentou Trump, diante de cerca de 1 milhão de americanos.“Vocês não serão mais ignorados. Sua voz, sua esperança e seus sonhos vão definir um novo país”, disse Donald Trump.
Trump reforçou também a necessidade de superar um dos principais obstáculos do povo americano: o desemprego. “Uma a uma as fábricas fechadas saíram de nossas fronteiras sem qualquer respeito com os milhões de trabalhadores deixados para trás”, relembrou. “O tempo de conversa fiada acabou, chegou a hora de ação”, acrescentou. O novo presidente recoloca o Partido Republicano no poder dos EUA após oito anos. Antes dele, o último chefe do Executivo americano foi George W. Bush.
O novo presidente dos EUA, o mais velho a tomar posse (70 anos), foi eleito em 8 de novembro, ao derrotar a candidata democrata Hillary Clinton, embora sua adversária tenha obtido mais votos populares.
Um dos momentos em que Trump mais foi aplaudido foi quando afirmou que quer “erradicar o terrorismo islâmico da face da terra”. Ele disse que nos últimos anos os EUA se empenharam em proteger a fronteira de outros países e o país acabou esquecendo de proteger a sua própria. “Quando a América é unida, é totalmente imparável”, afirmou.
Protesto
Cerca de meia hora antes da posse, ativistas mascarados destruíram carros e quebraram vidraças de lojas em ruas da capital norte-americana, longe do Capitólio. Eles levaram bandeiras anarquistas pretas e cartazes com os dizeres: “Junte-se à resistência. Lute agora”. A polícia usou spray de pimenta para evitar que os ativistas continuassem com as depredações nas ruas. (Texto de Douglas Carvalho com agências)
Veja algumas das principais declarações de Trump na cerimônia de posse:
“Não queremos impor nosso jeito de viver a ninguém, mas servir de exemplo”
“O alicerce da nossa política será uma dedicação completa”
“O voto que eu fiz hoje é de dedicação a vocês, americanos”
“Uma nação existe para servir seus cidadãos. Estas são exigências justas de pessoas corretas”
“O que realmente importa não é qual partido está no governo, mas se o governo é controlado pelo partido”