Na Turquia, Erdogan quer mudança rápida para sistema presidencialista
Para o presidente Turco, o fim do parlamentarismo tornaria o país mais forte e estável
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pressiona por uma mudança rápida de sistema político no país, do parlamentarismo atual para o presidencialismo. Segundo Erdogan, isso tornará a Turquia mais forte e estável.
O presidente falou nesta sexta-feira (6/5), um dia após o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu anunciar que deixaria o cargo, em meio a uma disputa com Erdogan sobre uma série de assuntos, entre eles o sistema presidencialista. Os críticos temem que a mudança de regime concentre poder demais nas mãos de Erdogan.
Davutoglu, que não é um entusiasta da mudança para o presidencialismo, deve ser substituído por alguém mais disposto a aceitar isso.
Erdogan também disse que a Turquia não mudará sua legislação antiterrorismo por causa do acordo de isenção de vistos para a Europa para cidadãos turcos. Em comunicado, o presidente disse que a iniciativa deve avançar, tanto na União Europeia como em seu próprio país.
A UE pede ao governo turco que revise suas leis de terrorismo como condição para permitir que cidadãos do país viagem à Europa sem precisar de vistos, no caso de viagens breves. Erdogan tem pressionado por uma definição mais abrangente de terrorismo.