metropoles.com

Na China, Kim Jong-un se compromete com a desnuclearização

O líder norte-coreano também abriu espaço para conversas diplomáticas com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/DW
kim2
1 de 1 kim2 - Foto: Reprodução/DW

Após dois dias de especulação, Coreia do Norte e China confirmaram nesta quarta-feira (28/03) que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, visitou Pequim. Foi a primeira viagem ao exterior dele no cargo, em meio ao processo de melhora nas relações com a Coreia do Sul. Em encontro com o presidente Xi Jinping, Kim se comprometeu com a desnuclearização e a se reunir com autoridades dos EUA.

O Ministério do Exterior da China chamou a ocasião de uma “visita não oficial”, que ocorreu de domingo a quarta-feira. O órgão citou Kim em um longo comunicado, no qual o líder norte-coreano ressalta  a situação na Península Coreana começa a melhorar “porque a Coreia do Norte tomou a iniciativa de aliviar as tensões e apresentar propostas para negociações de paz”. De acordo com o texto, o líder norte-coreano ressalta ser “nossa posição consistente estarmos comprometidos com a desnuclearização na península”.

A Coreia do Norte está disposta a conversar com os Estados Unidos e realizar uma cúpula entre os dois países, segundo o comunicado. “A questão da desnuclearização da Península Coreana pode ser resolvida se a Coreia do Sul e os Estados Unidos responderem ao nosso esforços com boa vontade e criarem uma atmosfera de paz e estabilidade, tomando medidas progressivas e síncronas para a realização da paz”, disse Kim, conforme o documento.

Os rumores sobre a visita de Kim a Pequim começaram na noite desta segunda-feira, quando o trem blindado do regime norte-coreano foi visto na estação da capital chinesa, onde as autoridades elevaram significativamente as medidas de segurança. Segundo a agência estatal norte-coreana de notícias KCNA, Kim chegou à China no domingo, acompanhado por sua mulher, Ri Sol-ju, e o número dois do regime, Choe Ryong-hae.

“Kim Jong-un expressou sua alegria em realizar sua primeira reunião com Xi Jinping. Ressaltou a neeprodução/cessidade de se reunir frequentemente com os colegas chineses, incluindo Xi Jinping, para aprofundar ainda mais a relação de amizade e fortalecer a comunicação estratégica e a cooperação tática”, afirma o texto da agência estatal.

Durante a visita, tanto Pequim como Pyongyang não divulgaram a presença do líder norte-coreano na capital chinesa. A viagem foi a primeira que Kim fez ao exterior desde que sucedeu seu pai, Kim Jong-il, no poder, em 2011. A visita ocorreu em meio às negociações diplomáticas sobre os encontros que ele deverá ter em abril e maio com os presidentes de Coreia do Sul e Estados Unidos, respectivamente, para debater o possível desmantelamento do programa nuclear norte-coreano.

De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua, o chefe de Estado chinês ofereceu um banquete para Kim e sua esposa. Kim afirmou que teve “conversas proveitosas” com Xi sobre o desenvolvimento de relações mútuas e sobre “manter a paz e a estabilidade na Península Coreana”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?