metropoles.com

Missouri proíbe aborto após 6 semanas de gestação, sem exceções

A partir da nova regra, os médicos que realizarem o procedimento estarão sujeitos a condenação por crime grave

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
embryo
1 de 1 embryo - Foto: null

O governador Mike Parson, do Missouri (EUA), sancionou nesta sexta-feira (24/05/2019) uma lei que proíbe abortos após oito semanas de gestação. Após a decisão, o estado norte-americano se junta a outros 10 que adotaram as normas. As informações são da Folha de S. Paulo.

As leis do Missouri autorizam o aborto até o fim do segundo mês de gestação, um período considerado muito curto por ativistas que defendem a prática. Segundo eles, a descoberta da gravidez pode ocorrer após o prazo estimado. Não há nenhuma exceção para os casos de estupro ou incesto.

A partir de agora, médicos que realizarem o procedimento em mulheres que tenham passado do tempo estimado pela lei da gravidez estarão sujeitos a condenação por crime grave. Já a mulher que busca o aborto responderá à acusação penal.

Ao sancionar a lei, o governador Mike Parson afirmou que as regras são “uma forte mensagem para a nação de que, aqui em Missouri, nós sempre apoiaremos a vida, protegeremos a saúde das mulheres e defenderemos os nascituros”.

“Vamos chamar isso pelo o que é de verdade: um veto quase total a abortos seguros”, diz Leah Boersig, presidente da seção estadual da Organização Nacional para Revogação de Leis Anti-Aborto. “As normas roubam das mulheres o direito de tomar decisões profundamente pessoais sobre seus próprios corpos, vidas e futuro”, completou.

Em 1973, o aborto foi legalizado em uma decisão da Suprema Corte. Desde então, o assunto gera comoção nos norte-americanos. Porém, segundo as regras do país, estados têm amplo espaço para adotar legislação própria sobre o procedimento.

Por causa do precedente legal da Suprema Corte, os estados não podem proibir totalmente a prática. Por isso, têm adotado legislações cada vez mais restritivas, tornando o aborto praticamente ilegal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?