Joe Biden ganha no Arizona e quebra hegemonia republicana de 24 anos
Último democrata a vencer no estado foi Bill Clinton, em 1996. Agora, presidente eleito vai a 290 delegados eleitorais
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden (Partido Democrata), sacramentou, na manhã desta sexta-feira (13/11), a vitória no estado do Arizona e conquistou mais 11 delegados eleitorais, aumentando a vantagem para Donald Trump (Republicanos).
Agora, Biden tem 290 votos no Colégio Eleitoral – 20 a mais que o necessário –, ante 217 do atual presidente americano. Outros dois estados ainda estão indefinidos: Carolina do Norte, com vantagem republicana, e Geórgia, com maioria democrata.
A vitória de Biden no Arizona quebra hegemonia republicana no estado. De acordo com o jornal The New York Times, Joe Biden é o primeiro candidato democrata a ganhar no estado desde 1996, quando Bill Clinton foi reeleito presidente dos EUA.
O atual presidente dos Estados Unidos ainda não reconheceu a vitória de Joe Biden e luta na Justiça para recontar ou anular votos dos democratas. O republicano tem alegado fraude nas urnas antes mesmo do início da contagem dos votos.
Autoridades eleitorais dos 50 estados americanos – tanto republicanas quanto democratas – apontaram, contudo, que não encontraram indícios de fraude na disputa presidencial. A Organização dos Estados Americanos (OEA) teve conclusão semelhante.