Joe Biden concede indulto a condenados por posse de maconha
Presidente dos EUA cumpre promessa feita na campanha e dá pontapé inicial para a descriminalização da maconha no país
atualizado
Compartilhar notícia
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, perdoará todas as pessoas com condenação federal pela posse simples de maconha – o que representa mais de 6.500 indivíduos indultados. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6/10).
A decisão do presidente norte-americano é um pontapé para a descriminalização da maconha no país, em âmbito federal, cumprindo sua promessa de campanha de “limpar a ficha” dos cidadãos condenados nesses casos. Nos EUA, os estados possuem suas próprias legislações, por isso, Biden pediu aos governadores que emitam indultos semelhantes ao federal aos condenados pela posse de maconha.
Biden escreveu em seu perfil no Twitter que “ninguém deveria estar preso apenas por usar ou possuir maconha.”
Ele chamou a política de encarceramento para esse tipo de infração de “fracassada” e comemorou o indulto. “Hoje, estou tomando medidas para encerrar nossa abordagem fracassada. Permita-me colocá-los para fora.”
As I’ve said before, no one should be in jail just for using or possessing marijuana.
Today, I’m taking steps to end our failed approach. Allow me to lay them out.
— President Biden (@POTUS) October 6, 2022
Liberada para uso medicinal
Dos 50 estados norte-americanos, 20 liberam o uso da maconha para uso recreativo e medicinal. Outros 18 permitem apenas o uso medicinal.
São os casos de: Virgínia, Nova, Washington, Oregon, Califórnia, Alasca, Arizona, Nevada, Colorado, Montana, Illinois, Michigan, Nova Jersey, Vermont, Massachusetts e Maine.