metropoles.com

Irmão de Boris Johnson se demite por discordar de rumos do Brexit

Jo Johnson deixou cargo no governo do irmão e como deputado do Partido Conservador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
reprodução/ redes sociais
jo-johnson
1 de 1 jo-johnson - Foto: reprodução/ redes sociais

O irmão do primeiro-ministro britânico Boris Johnson pediu demissão do cargo que ocupava no gabinete do governo e também de seu mandato como deputado no Reino Unido por causa de “insolúveis divergências entre a lealdade à família e o interesse nacional”. Quase toda a família de Johnson é contrária ao Brexit.

Jo Johnson é o irmão caçula de Boris Johnson e deputado do Partido Conservador britânico. Também era secretário de Estado das Universidades e da Ciência, uma nomeação polêmica feita por Johnson. Nas últimas semanas, ele demonstrou diversas vezes insatisfação com a perspectiva de um Brexit sem acordo – defendida por Boris Johnson.

“Foi uma honra representar [o círculo eleitoral de] Orpington durante nove anos e servir como secretário de Estado sob a liderança de três primeiros-ministros”, escreveu Jo Johnson em sua conta no Twitter. “É uma tensão impossível de resolver e é tempo para outros assumirem os meus lugares como deputado e secretário de Estado.”

Ele assinou: “#overandout”.

A decisão de Jo Johnson ocorre na semana em que seu irmão Boris Johnson sofreu três derrotas consecutivas no Parlamento, e com a perspectiva da convocação de novas eleições para o Reino Unido.

Jo Johnson, o mais novo dos quatro irmãos Johnson, chegou a fazer campanha contra o Brexit (e, portanto, contra o irmão), mas mudou de ideia — embora continuasse a defender que a saída não poderia acontecer sem uma acordo — e em julho deste ano foi nomeado por Boris para se sentar ao lado dele no Governo.

Ex-banqueiro de investimentos e jornalista, Jo Johnson havia passado por governos de David Cameron (como secretário de Estado no gabinete do primeiro-ministro) e de Theresa May. No governo May, ele se demitiu em novembro de 2018, também por divergências em relação à condução da saída do Reino Unido da União Europeia.

Na ocasião, ele afirmou que o acordo May sobre o Brexit oferecia aos “parlamentares a opção entre vassalagem e caos”. À época, Boris Johnson elogiou o gesto do irmão, lembrando que os dois tinham discordado sobre o Brexit, mas estavam “unidos na indignação” contra o governo de Theresa May.

Ao jornal britânico The Guardian, um porta-voz do governo britânico disse que “o primeiro-ministro gostaria de agradecer a Jo Johnson por seu serviço. Ele tem sido um ministro brilhante e talentoso e um deputado fantástico. Como político e irmão, o primeiro-ministro entende que isso não tem sido fácil para Jo”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?