Irina Karamanos, namorada de Gabriel Boric, é líder feminista
A cientista social Irina Karamanos faz parte do mesmo partido do presidente eleito do Chile e integra a Frente Feminista da sigla
atualizado
Compartilhar notícia
O Chile elegeu no último domingo (19/12) o novo presidente do país. Gabriel Boric, de 35 anos, derrotou José Antonio Kast, candidato de extrema-direita.
Candidato da esquerda, membro da aliança Apruebo Dignidad (Aprovo a dignidade), Boric é bacharel em direito pela Universidade do Chile. Ex-líder estudantil, atuou como deputado e foi um dos fundadores da coalizão política Frente Ampla. Ele terá trabalho para unificar um país polarizado.
Será o presidente mais jovem da história do Chile. Irina Karamanos, cientista social, é namorada de Boric há três anos.
Com 32 anos, Irina faz parte do mesmo partido do presidente recém-eleito, o Convergência Social. Formada em antropologia, faz parte da Frente Feminista do partido.
A parlamentar repensa, desde a disputa presidencial, o papel normalmente designado para as primeiras-damas. “É um cargo que merece ser repensado, porque estamos em tempos diferentes, muitas coisas mudaram. Creio que é necessário repensar o poder e as relações que emergem dele”, disse em entrevista ao programa Las Caras de la Moneda, da TV chilena.
Irina não deve assumir o posto formal de primeira-dama. Boric defende que não haja pessoas com parentescos com o presidente em cargos públicos.
La emoción es desbordante, mucho orgullo y responsabilidad por construir un país justo, digno y diverso. Esta tremenda y hermosa victoria está hecha con millones de manos y esperanzas. Sigamos juntas y juntos que lo que se viene es un desafío enorme. pic.twitter.com/WwhgbgzZLC
— Irina Karamanos (@i_krmns) December 20, 2021
Com a vitória do companheiro, Irina se manifestou no Twitter: “A emoção é transbordante, muito orgulho e responsabilidade para construir um país justo, digno e diverso. Esta tremenda e bela vitória é feita com milhões de mãos e esperanças. Vamos continuar juntas e juntos que o que está por vir é um grande desafio”
A presença da cientista social nas redes é mais frequente no Twitter, onde se manifesta sobre política, feminismo e direitos humanos.
💥🌳🗳 por un futuro feminista y de transformaciones profundas. Tanto orgullo votar por el gran salto que dará nuestro proyecto colectivo hoy a la mano de la más esperanzadora apuesta de gobierno, una ampliada bancada parlamentaria y de descentralización real con nuestros COREs https://t.co/llbzTRD5dC
— Irina Karamanos (@i_krmns) November 21, 2021