metropoles.com

Irã proibirá entrada de americanos em resposta a medida de Trump

O Irã divulgou nota afirmando que a medida vai durar até que os EUA suspendam a proibição que foi classificada como “insulto aos mulçumanos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Twitter
ira
1 de 1 ira - Foto: Divulgação/Twitter

O Irã anunciou neste sábado (28/1) que aplicará o princípio de reciprocidade aos Estados Unidos após a decisão do presidente Donald Trump de proibir a entrada de cidadãos do país em território americano por um período de três meses.

“A República Islâmica do Irã, para defender os direitos de seus cidadãos e até que se solucionem todas as limitações insultantes dos Estados Unidos contra os iranianos, aplicará o princípio de reciprocidade”, informou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

Trump assinou uma ordem para proibir temporariamente a entrada nos EUA de cidadãos de sete países de maioria muçulmana – Líbia, Sudão, Somália, Síria, Iraque, Irã e Iêmen – para impedir a chegada de supostos terroristas dessas nações.

Em comunicado, as autoridades iranianas indicaram que a medida estará em vigor até que Washington suspenda a proibição para os cidadãos iranianos. Teerã classificou a decisão de Trump como “insulto flagrante aos muçulmanos do mundo” e considerou que isso fomenta “a propagação da violência e do extremismo”.

“Apesar da falsa reivindicação de lutar contra o terrorismo e garantir a segurança do povo americano, este movimento será registrado na história como um grande presente para os extremistas e seus apoiadores”, ressalta o texto.

O presidente iraniano, Hassan Rohani, já havia criticado anteriormente as últimas decisões de Trump, mas não se referiu diretamente a esta medida nem citou o líder americano. Rohani mencionou que esta é uma época de “reconciliação e coexistência, e não de erguer muros entre países”, em referência ao polêmico muro que Trump insiste em construir na fronteira entre EUA e México.

A expectativa era que as relações entre Teerã e Washington piorassem com a eleição de Trump, que se mostrou contrário ao acordo nuclear assinado entre Teerã e seis países – China, EUA, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha – em julho de 2015.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?