metropoles.com

Guatemala: eleitores vão às urnas para escolher presidente após escândalo

O comediante Jimmy Morales concorre com a ex-primeira dama Sandra Torres

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Twitter/Reprodução
Twitter/Reprodução
1 de 1 Twitter/Reprodução - Foto: Twitter/Reprodução

O comediante Jimmy Morales, um novato na política, era o favorito para se tornar o novo presidente da Guatemala no segundo turno da primeira eleição após o presidente e vice-presidente do país serem depostos em meio a protestos em massa contra a corrupção. A sua concorrente é a ex-primeira dama e empresária Sandra Torres.

Pesquisa de opinião divulgada quarta-feira dava vantagem para Morales com 67% da preferência dos eleitores, contra os 32% de Torres. A pesquisa, publicada pelo jornal Prensa Libre foi realizada entre 9 e 14 outubro pelo instituto ProDatos e tinha uma margem de erro de três pontos percentuais. Se essa tendência se confirmar, seria uma continuação da revolta dos cidadãos que fez de Morales o candidato mais votado, no primeiro turno, realizado em 6 de setembro.

Os protestos começaram em abril, depois que um escândalo de corrupção multimilionário envolvendo suborno na agência alfandegária foi exposto pelo Ministério Público da Guatemala e uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) que investiga redes criminosas no país. Investigadores tiveram como primeiro alvo a ex-vice-presidente Roxana Baldetti, cujo secretário pessoal foi apontado como o suposto líder do esquema, e, em seguida, o então presidente Otto Pérez Molina.

Morales e Torres se posicionaram como o candidato anticorrupção. Ambos prometem manter a procuradora-geral Thelma Aldana, uma figura-chave na investigação, e a comissão da ONU. Morales promete fortalecer os controles e a transparência, enquanto Torres pretende pedir ajuda da ONU para promover uma auditoria em todo o governo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?