metropoles.com

Grupo de Lima pretende levar Maduro à Corte Penal Internacional

Países integrantes pedem ao TPI para considerar como “violência criminosa” do presidente contra a população civil da Venezuela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/chancelaria colombiana
Grupo de lima
1 de 1 Grupo de lima - Foto: Divulgação/chancelaria colombiana

O Grupo de Lima pediu nesta segunda-feira (25/2) ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para que “leve em consideração a grave situação da Venezuela e a negação do acesso à assistência humanitária” por parte do governo de Nicolás Maduro, que assim cometeria um “crime contra a humanidade”.

A resolução foi aprovada ao término da reunião do grupo de 13 países, realizada em Bogotá. Na declaração final, com 18 pontos, lida pelo chanceler da Colômbia, Carlos Holmes Trujillo, o Grupo de Lima pede ao TPI para considerar como “violência criminosa” de Nicolás Maduro contra a população civil do país.

O Grupo de Lima, criado, em 2017, por iniciativa do governo peruano, tem o objetivo de pressionar o regime Nicolás Maduro a restabelecer a democracia na Venezuela. Além de Brasil e Peru, fazem parte do grupo Argentina, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Chile, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá e Paraguai.

Os países que integram o Grupo de Lima se reuniram nesta segunda, na Colômbia, para discutir o cerco diplomático a Maduro depois dos confrontos registrados na fronteira durante a tentativa de entrega de ajuda humanitária ao país.

O encontro contou com a presença do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e do autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, reconhecido como líder legítimo do país por 50 países.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?