Governo venezuelano anuncia reabertura da fronteira com o Brasil
O presidente do país, Nicolás Maduro, afirmou que vai estabelecer “mecanismos de controle fronteiriço” para “beneficiar ambos os povos”
atualizado
Compartilhar notícia
O governo da Venezuela anunciou, nesta sexta-feira (10/05/2019), a reabertura da fronteira com o Brasil. De acordo com o vice-presidente econômico, Tareck El Aissami, o desbloqueio será feito ainda nesta sexta. As comunicações marítimas e aéreas com a ilha de Aruba também foram reabertas.
Segundo o comunicado, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que, gradualmente, o governo irá estabelecer “mecanismos de controle fronteiriço”. O intuito é que a “fronteira seja cada vez mais robusta de desenvolvimento econômico produtivo e que beneficie a ambos os povos, a ambas as nações”.
#VIDEO ?| Venezuela reabre frontera terrestre con Brasil, informa vicepresidente del Área Económica, @TareckPSUV #RibasRevoluciónEducativa pic.twitter.com/0yLHzXLnP6
— VTV CANAL 8 (@VTVcanal8) 10 de maio de 2019
Bloqueio
A passagem entre Brasil e Venezuela foi fechada em 21 de fevereiro, por decisão do governo Maduro, dias antes de uma ação na qual a oposição venezuelana planejava receber ajuda humanitária enviada do exterior.
Forças do presidente bloquearam a passagem dos mantimentos, que haviam sido enviados pelos Estados Unidos e outros países.