metropoles.com

Governo catalão pede apoio à UE antes de plebiscito pela independência

O plebiscito sobre a independência da região espanhola vai ocorrer no próximo domingo (1º/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Pixabay
catalunha
1 de 1 catalunha - Foto: Reprodução/Pixabay

O responsável pelas Relações Exteriores da região da Catalunha,, pediu apoio da União Europeia nesta quinta-feira (28/9) antes de um plebiscito sobre a independência da região espanhola, que irá ocorrer no próximo domingo.

Por outro lado, uma organização que supervisiona a liberdade de imprensa disse que a pressão do governo regional e a perseguição nas mídias sociais por meio dos ‘hooligans da independência’ está criando uma atmosfera asfixiante para os jornalistas que tentam cobrir o plebiscito.

As instituições da UE têm que “compreender que isso é um assunto importante”, afirmou Raúl Romeva à imprensa em Bruxelas. Romeva fez essas declarações depois que o presidente da região, Carles Puigdemont, acusou a UE, em uma entrevista à Associated Press, de “dar as costas para a Catalunha” no conflito com o governo da Espanha.

Romeva acusou o governo espanhol de lançar uma “repressão brutal” contra membros do governo regional para tentar impedir o plebiscito do próximo domingo, que a Espanha considera ilegal, e disse que uma “comoção sem precedentes” foi gerada. Para o titular de Relações Exteriores catalão, episódios de violência não eram esperados porque “não está na nossa cartilha utilizar a violência para resolver problemas políticos”.

Nesta quinta-feira, milhares de estudantes universitários marcham por Barcelona para protestar contra o que chamam de intensa repressão do governo central espanhol. Os manifestantes exigem o direito de votar no plebiscito regional e muitos levam bandeiras pró-independência, com slogans como “queremos votar”. A marcha desta quinta-feira e as greves foram convocadas pelos principais sindicatos estudantis da Catalunha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?