metropoles.com

Governo brasileiro reitera apoio a presidente da assembleia venezuelana

Novo parlamento do país toma posse nesta terça-feira (5/1), após pleito marcado por altos níveis de abstenção e boicote da oposição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
guaido e ernesto araujo
1 de 1 guaido e ernesto araujo - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

No dia em que o novo parlamento da Venezuela, controlado por aliados do presidente Nicolás Maduro, toma posse, o chanceler Ernesto Araújo reforçou o apoio a Juan Guaidó – reconhecido pelo Brasil e outras 50 nações como presidente encarregado do país.

Em postagem no Twitter nesta terça-feira (5/1), Araújo sinalizou que o governo brasileiro não deverá reconhecer a nova Assembleia Nacional venezuelana que tomará posse.

Presidente da atual assembleia desde janeiro de 2016, Guaidó não se candidatou às eleições legislativas de dezembro de 2020, assim como a maioria da oposição, que boicotou o pleito, por considerá-lo dominado por fraude de Maduro. Agora, o Parlamento terá maioria chavista.

Em 26 de dezembro, o Parlamento, liderado por Guaidó, aprovou a prorrogação de seu mandato por um ano, a fim de forçar a renúncia de Maduro. A Suprema Corte, entretanto, declarou a prorrogação nula e sem efeito.

“A prorrogação dos atuais mandatos parlamentares tem amparo na Constituição venezuelana e, em decisão da Suprema Corte legítima, e justifica-se diante do desrespeito do regime Maduro às leis eleitorais, ao estado de direito, às liberdades fundamentais e à dignidade do seu povo”, escreveu Araújo.

O chanceler também disse esperar que, em breve, sejam realizadas eleições presidenciais e parlamentares livres e transparentes, para “colocar fim à usurpação de Maduro e seu conluio com o crime organizado”.

Maduro, no poder desde 2013, retomou o controle do Legislativo no mês passado.

Na segunda-feira (4/1), o governo dos Estados Unidos emitiu um comunicado reiterando o apoio ao líder da oposição Juan Guaidó como representante legítimo da Venezuela.

Em nota, a representação de Guaidó no Brasil afirmou que a Assembleia Nacional é “a única instituição garantidora da democracia venezuelana”.

O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a legitimidade da presidência a cargo de Guaidó, em fevereiro de 2019.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?