metropoles.com

“Gênero X”: EUA emite primeiro passaporte para não binários

Departamento de Estado não exige mais que laudo médico seja apresentado caso cidadão queira marcar opção diferente da certidão de nascimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sean Hobson
passaporte visa visto
1 de 1 passaporte visa visto - Foto: Sean Hobson

O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu, nesta quarta-feira (27/10), o primeiro passaporte com gênero neutro. A categoria “Gênero X” poderá ser usada por indivíduos não binários, que não se identificam como homem ou mulher, a partir de 2022.

O departamento, equivalente ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, anunciou em junho o esforço de trabalho para permitir a nova opção. Na ocasião, foi informado que não seria mais necessária a apresentação de um laudo médico para a marcação de gênero diferente da certidão de nascimento.

“Desde que assumiu o cargo, [Joe Biden] realizou várias ações executivas que demonstram o compromisso com os direitos humanos e orientou agências a adotarem ações concretas para promover e proteger os direitos de pessoas LGBTQIA+“, declarou o secretário de Estado Antony Blinken.

A opção de marcar com “X” o campo de gênero, disponível para pessoas não binárias, intersexo ou outras denominações semelhantes, estará disponível a partir de 2022. Além de passaportes, será possível selecionar o gênero neutro em certidões de nascimento de estadunidenses no exterior.

“Quero ressaltar com esta medida o compromisso do Departamento de Estado com a promoção da liberdade, dignidade e igualdade para todas as pessoas, incluindo os LGBTQI+”, disse em comunicado Ned Price, porta-voz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?