França não irá reconhecer independência da Catalunha, diz ministra
Separatistas catalães dizem que a declaração de independência será anunciada em sessão nesta terça-feira (11/10)
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra de Relações Exteriores da França, Nathalie Loiseau, disse nesta segunda-feira (9/10) que o país não irá reconhecer a Catalunha se a região cumprir a ameaça de se declarar independente da Espanha.
Em plebiscito não autorizado pelo governo espanhol, no último dia 1º, a Catalunha votou por sua secessão. Loiseau, que falou ao canal francês CNews, disse que se houver uma declaração, “será unilateral e não será reconhecida”. O presidente regional da Catalunha, Carles Puigdemont, pretende discursar no Parlamento local na noite desta terça-feira (pelo horário local) para debater a atual situação política.
Separatistas catalães dizem que a declaração de independência será anunciada na sessão de amanhã, embora integrantes da coalizão governista aleguem que o gesto será meramente simbólico Localizada no nordeste da Espanha, a Catalunha é a região mais rica do país e tem cerca de 7,5 milhões de habitantes.Segundo Loiseau, a eventual declaração resultaria na retirada imediata da Catalunha da União Europeia, que é formada por 28 países.