metropoles.com

Flórida bane 54 livros didáticos de matemática por críticas ao racismo

O governador do estado, o republicano Ron DeSantis, é conhecido como um apadrinhado do ex-presidente Donald Trump

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
20_04_2022_10_15_28
1 de 1 20_04_2022_10_15_28 - Foto: Reprodução/Twitter

O Departamento de Educação da Flórida informou que o estado não vai incluir dezenas de livros didáticos de matemática em uma lista usada pelos distritos escolares porque o conteúdo inclui referências à teoria racial crítica e outros “tópicos proibidos” e “estratégias não solicitadas”.

A teoria racial crítica (CRT, na sigla em inglês) é uma escola de pensamento que, a partir de um viés marxista, discute raça, sociedade, desigualdades e direito na sociedade americana, em contraposição às abordagens liberais.

O anúncio da decisão do estado foi feito em um comunicado à imprensa intitulado “Flórida Rejeita Tentativas de Editoras de Doutrinar Estudantes”. As informações são do Miami Herald.

Segundo o departamento estadual, 54 dos 132 livros didáticos que os editores enviaram para a revisão do estado eram “impermissíveis com os novos padrões da Flórida ou continham tópicos proibidos — o maior número na história da Flórida”.

A maioria dos livros que não foram aprovados eram para os níveis de ensino fundamental e médio.

“As razões para rejeitar livros didáticos incluíam referências à Teoria Racial Crítica (CRT), inclusões de Common Core e a adição não solicitada de Aprendizagem Social Emocional (SEL) em matemática”, disse o comunicado de imprensa.

Em reação, alguns democratas criticaram a decisão, argumentando que era parte de uma tentativa contínua de politizar a educação na Flórida.

O deputado estadual Carlos Guillermo Smith disse, pelo Twitter que o governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, transformou a sala de aula em “um campo de batalha política”. “E isso é apenas o começo”, completou.

“Quando se trata de educação, outros estados continuam seguindo o exemplo da Flórida, enquanto continuamos a reforçar os direitos dos pais, concentrando-se em fornecer a seus filhos uma educação de classe mundial sem o medo de doutrinação ou exposição a conceitos perigosos e divisivos em nossas salas de aula”, disse o Comissário de Educação da Flórida, Richard Corcoran, em comunicado na sexta-feira (15/4).

A decisão ocorre em meio à assinatura, pelo governador Ron DeSantis, de outras leis com mudanças na educação. Uma delas insere os pais no processo de seleção de livros didáticos. Outra lei proíbe qualquer menção a questões de sexo e gênero nas escolas até o fim da 3ª série.

DeSantis foi eleito em 2018 e é conhecido como apadrinhado do ex-presidente americano Donald Trump.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?